FacebookRSS feed

Agrotec

IVDP e NOVA IMS usam Inteligência Artificial para otimizar comercialização dos vinhos do Douro e do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, apresentam esta sexta-feira o projeto IVDP Data+, um projeto onde a inteligência artificial a e ciência de dados vão apoiar os processos de planeamento e gestão visando a otimização de processos com impacto, nomeadamente, nos custos de produção ou na identificação das melhores rotas e destinos dos vinhos do Douro e do Porto.

IDVP Data+

Este projeto, financiado pelo Portugal 2020 ao abrigo do programa SAMA IA, decorre até  dezembro de 2021, com um orçamento global de aproximadamente 300 mil euros.

O evento de lançamento, que tem lugar às 16.00 horas, no Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, conta com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago Russo, do Presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, e do Subdiretor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade Urban Analytics Lab, Miguel de Castro Neto.

Através deste modelo será possível realizar estimativas de produção para o viticultor – e prever os respetivos custos de produção – identificar os trânsitos de vinhos mais favoráveis e sugerir potenciais mercados mediante as características do vinho, além de permitir o rastreamento fidedigno de toda a produção, desde a uva até à garrafa, garantindo assim a total fiabilidade do produto final.

«O IVDP Data + dar-nos-á a capacidade de conhecer e antecipar a produção e o mercado, nacional e internacional, de uma forma analítica, extraindo valor dos dados já existentes no IVPD enriquecidos com outras fontes de dados. Tirando partido das atuais capacidades analíticas, na sua tripla valência – descritiva, preditiva e prescritiva, iremos utilizar a ciência dos dados e a Inteligência Artificial não apenas para compreender a realidade, mas também e mais importante, antecipar o futuro e propor ações que otimizem resultados em função da avaliação de cenários alternativos e da sua otimização», explica Miguel de Castro Neto.

Para Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, afirma que «o projeto IVDP Data + cria um novo paradigma de planeamento e gestão de toda a cadeia de valor do vinho do Douro e Porto, lançando as bases para que as políticas públicas que prosseguimos assentem em dados, quer no momento da sua construção, quer na sua monitorização e avaliação. Criamos assim as bases para que as dimensões económica, social e ambiental sejam integradas numa abordagem holística capaz de tirar partido das atuais capacidades analíticas ao nosso dispor numa aposta que denominamos de Winalytics – a ciência dos dados ao serviço da viticultura do Douro e Porto».