FacebookRSS feed

Agrotec

Itália: Produção de azeite poderá descer 40% na campanha 2014/15

pure drops of waterO azeite italiano corre o risco de ter um ano negro segundo manifestou a coordenadora das Organizações Agrárias e das Confederações de Cooperativas Agroalimentares italianas, Agrinsieme, fazendo um apelo às instituições públicas para se colocar em prática uma estratégia para a olivicultura italiana. Para a campanha que acaba de começar, estima-se uma perda de produção dramática, com uma redução de 30 a 40%, relativamente à média nacional dos últimos anos.

Esta situação preocupa os produtores de azeite e determina a necessidade de ações urgentes, sublinha a Agrinsieme, ao apresentar demasiados riscos para o setor: perda contínua da competitividade, falta de inovação, abandono da superfície de produção e elevada possibilidade de exposição do azeite italiano a fraudes.

A coordenadora da CIA, Confagricultura e Aliança de Cooperativas Agroalimentares adverte que já se perdeu demasiado tempo e demasiadas oportunidades, e que é necessário atuar agora. Indicaram também que enviaram uma carta ao Ministro da Agricultura italiano solicitando uma reunião e pedindo ajudas a favor do setor, como o estabelecimento de um plano a longo prazo com visão de futuro para reativar o azeite italiano, que vale 3.000 milhões de euros, com uma superfície plantada de oliveiras de 1,1 milhões de hectares.

A diminuição produtiva da campanha de azeitona de 2014-2014 deve-se principalmente ao excesso de precipitação que se registou nos últimos meses. Especialmente durante o verão, a humidade e a persistência de chuvas excessivas, alternadas com o calor, causaram ataques significativos da mosca da azeitona, responsável pela perda de produção e, nalguns casos, na redução da qualidade do azeite.

O que agrava e complica a situação a nível nacional, acrescenta a Agrinsieme, é a presença da bactéria “Xylella fastidiosa” no sul de Itália, bactéria que ameaça mais de 23.000 hectares de oliveira na província de Lecce, e corre o risco de propagar-se a outras oliveiras numa das zonas mais importantes para a produção italiana.

Ler aqui.