FacebookRSS feed

Agrotec

Irrigants d’Europe reunida em Córdoba em defesa da Agricultura de Regadio

O Conselho e a Assembleia Geral da IRRIGANTS D’EUROPE (IE) reuniram-se em Córdoba, no sul de Espanha.

Esta associação europeia, formalmente constituída a 20 de março de 2018 e presidida no seu primeiro mandato pela FENAREG, está agora em plena atividade na promoção da Agricultura de Regadio e da Gestão da Água em Agricultura na União Europeia, atuando a nível nacional e internacional.

Na reunião em Córdoba estiveram no centro da discussão temas como as perspetivas e impactos da Política Agrícola Comum (PAC) no regadio; a revisão em curso da Diretiva Quadro da Água e da Diretiva sobre Inundações, bem como outros temas relacionados com o debate político Europeu e aspetos técnicos.

A Assembleia Geral da Irrigants d’Europe foi unânime em assumir que esta associação deve ser um parceiro ativo nos domínios da investigação e desenvolvimento (I&D) e da inovação, participando no programa Horizonte 2020 ou noutros projetos similares financiados pela União Europeia.

Nos poucos meses desde a sua constituição oficial, a Irrigants d’Europe já foi convidada a participar em quatro propostas de projetos de I&D por entidades internacionais de relevo.

A Assembleia Geral também solicitou que o secretariado da associação impulsione a divulgação dos documentos de posição da Irrigants d’Europe sobre a Diretiva Quadro da Água e sobre a PAC, junto de outras associações que possam juntar-se ao movimento de apoio da Agricultura de Regadio e contribuir na disseminação destas posições.