FacebookRSS feed

Agrotec

Investigadores defendem que gordura do Azeite estimula sistema imunológico

azeiteUm grupo de Investigadores espanhóis da Universidade de Jaen está a estudar os efeitos protetores contra infeções das gorduras de azeite virgem comparativamente com outros tipos de gorduras. O objetivo é investigar como afetam os ditos componentes a atividade dos neutrófilos, que são células do sistema imunológico implicadas na defesa do organismo contra doenças infeciosas.

Os investigadores explicam que a gordura é parte integrante da dieta humana em pelo menos 5%, daí a importância de saber quais são as melhores gorduras para a saúde. As experiências realizads pela equipa de investigação mostra que as gorduras do azeite estimulam as células do sistema imunológico conseguindo uma defesa efetiva contra infeções, enquanto que outros tipos de gorduras como os óleos de peixe provocam uma sobre-estimulação destas células defensivas que traz efeitos negativos e que pode mesmo levar à morte em casos extremos.

“Alimentamos um grupo de ratos com três tipos de gorduras, óleo de peixe, de girassol e de azeite, durante um mês, um tempo considerável dado que a vida média destes animais é de, aproximadamente, dois anos”, disse um dos especialistas. Cumprido este tempo, os ratos foram submetidos a um tratamento com a bactéria Listeria monocytogenes para ver como reagiriam. “Os resultados mostraram que os animais alimentados com óleo de peixe morreram rapidamente, os que foram alimentados com óleo de girassol morreram no médio-prazo e os que se alimentaram com azeite superaram a infeção provocada pela bactéria”, adiantaram os investigadores.

Esta investigação permite compreender melhor como estes tipos de gorduras estimulam os neutrófilos, as células do sistema imunológico responsáveis pela defesa do organismo contra infeções.

Os investigadores estão também a investigar como estes óleos atuam em indivíduos com imunossupressão, ou seja, pessoas que teem o seu sistema de defesa inativo. Esta condição é relativamente frequente em pessoas de idade avançada, em pacientes com diabetes ou em pessoas que recebem tratamentos terapêuticos ou processos de quimioterapia. Nas últimas experiências realizadas pela equipa de investigadores, foram usados agentes imunossupressores nos ratos, e o resultado foi semelhante, o azeite continuou a ser o que alcança uma maior taxa de sobrevivência.

Ler aqui.