FacebookRSS feed

Agrotec

Inscrições abertas para 5º Simpósio Nacional de Fruticultura

A 5ª edição do Simpósio Nacional de Fruticultura, que regressa ao local da sua primeira edição, a cidade de Alcobaça, nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023.

O setor hortofrutícola duplicou nos últimos 10 anos o valor das exportações, resultado da sua modernização tecnológica e organizacional, aliada ao uso eficiente e sustentável dos fatores de produção, contribuindo também para a criação de emprego e, consequentemente, para o aumento da sua importância para o PIB nacional. Nos últimos dois anos a agricultura manteve o seu nível de atividade, demonstrando a sua elevada capacidade de resiliência e profissionalismo, conseguindo manter a cadeia de abastecimento, numa altura em que as outras atividades económicas tiveram que abrandar.

Numa altura em que o setor enfrenta um enorme desafio relacionado com o aumento exponencial dos preços dos fatores de produção (nomeadamente energia, combustíveis e transportes) e escassez de água, torna-se imprescindível abordar novas e mais eficientes formas de produção. A inovação é, mais do que nunca, indispensável ao aumento da eficiência e competitividade da produção.

Tal como nas edições anteriores, pretende-se, nesta 5ª edição, promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do setor, com um amplo espaço de debate e de divulgação científica e tecnológica, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade. A apresentação de resultados de projetos de inovação e investigação, nomeadamente dos vários Grupos Operacionais da fruticultura, contribuirá decerto para o desenvolvimento do setor.

Com um forte foco nas novas tecnologias, que merece uma área temática especifica nesta 5ª edição, espera-se poder apresentar os últimos desenvolvimentos tecnológicos que têm ocorrido e que serão a chave para a manutenção do sucesso da fruticultura nacional, promovendo a tão desejada transição digital e energética deste setor.

Este simpósio é uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) e o Município de Alcobaça.

Inscreva-se aqui.