FacebookRSS feed

Agrotec

INIAV e APH organizam V Colóquio Nacional de Produção de Pequenos Frutos

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Associação Portuguesa de Horticultura irão organizar a 5ª edição do Colóquio Nacional de Produção de Pequenos Frutos.

Para a organização, “o setor dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da hortofruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas. A fileira cresceu fortemente em área, mas baseada num elevado número de produtores, facto que obriga a um enorme esforço na disseminação das melhores práticas agrícolas e na sua organização”. Em 2000, o INIAV, I.P. e a APH decidiram que era importante a realização de um evento técnico-científico que desse a conhecer os trabalhos de todos os intervenientes neste setor surgindo, assim, a realização do I Colóquio Nacional da Produção de Morango e Outros Pequenos Frutos.

Este ano, o Colóquio acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, com uma organização conjunta do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN). Este Colóquio tem como tema central “A Melhoria da Produção visando a Integração nos Mercados” e desenrolar-se-á em torno dos temas "Produção de pequenos frutos em solo, substrato e hidroponia", "Sanidade vegetal", "Qualidade e pós-colheita", "Contributo dos pequenos frutos para a saúde humana" e "Organização da produção e Comercialização". Irá decorrer, tal como a sua primeira edição, na sede do INIAV, I.P., em Oeiras.

Este regresso ao local de partida tem como objetivo centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no setor e dá-los a conhecer a todos os que se dedicam a este ramo da hortofruticultura, nomeadamente aos produtores, técnicos e consultores da fileira. Será o espaço de eleição para os investigadores, professores e empresas apresentarem os resultados do seu trabalho de uma forma interativa com amplo espaço de discussão e partilha.

Em simultâneo decorrerá uma apresentação de produtos sobre o tema "Inovação na transformação de pequenos frutos“, em parceria com a AGIM (Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial).

Mais informações sobre o Colóquio em: http://www.aphorticultura.pt/VCNPPF