FacebookRSS feed

Agrotec

I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias reúne projetos de excelência na Agricultura

Durante 2 dias, o I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias (CNESA) foi a montra para os projetos de excelência que estão a revolucionar a agricultura.

A inovação no setor primário esteve em destaque no maior encontro nacional de Escolas Superiores Agrárias (ESA), que decorreu a 2 e 3 de dezembro em Bragança, reunindo investigadores das oito escolas superiores agrárias do país. Foram protagonistas mais de 200 projetos de investigação, que estão já a mudar o setor, com impacto positivo e de relevo, nomeadamente no setor alimentar e no ambiente.

Além de identificar as novas tendências do setor, foi objetivo do encontro demonstrar que o setor primário inova, que se produzem novos produtos e que se descobrem novos fins para produtos típicos, assim como demonstrar que há uma relação próxima entre as diversas fileiras e as ESA. Este encontro serviu ainda de palco para o que de melhor se faz em termos de inovação e investigação no setor primário, contribuindo já de forma muito prática, e em diversas áreas, para reinventar a agricultura e pecuária portuguesas.

Albino Bento, da organização do I CNESA, explica que «a investigação nesta área está muito forte, e em muito se deve ao ensino superior politécnico: é indiscutível o papel de relevo dos projetos de investigação desenvolvidos nas ESA e a inovação no setor. A agricultura de hoje é muito diferente, produz bem e eficazmente, e temos em Portugal verdadeiros líderes neste setor, em diversas áreas, com impacto relevante, nomeadamente do ponto de vista económico, nas regiões e no País», atesta o docente.

«As ESA acompanham esta evolução com investigação de qualidade, em cooperação com os atores do setor, com as diversas fileiras de produção, e com as regiões onde se inserem, da qual resultam oportunidades interessantes para explorar. Não é à toa que existem cada vez mais pessoas a voltar à terra, nomeadamente jovens, com projetos novos e de sucesso», acrescenta ainda Albino Bento.

O Congresso Nacional das ESA, que se trata de uma organização conjunta das oito escolas superiores agrárias portuguesas, com o apoio do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), debruçou-se sobre áreas como a agronomia, ciência animal e zootecnia, ambiente e recursos naturais, ciência e tecnologia alimentar.
Mais informações disponível em http://esa.ipb.pt/agrarias/.