Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas regressa a Samora Correia

arroz carolino

O certame, que vai na sua terceira edição, realiza-se nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Samora Correia, no Campo da Feira. A entrada é gratuita.

O Festival do Arroz Carolino é um evento gastronómico e cultural que se enquadra no projeto de promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, tendo como objetivo contribuir para a valorização e atratividade deste território no âmbito local, regional e nacional.

Integrando diferentes áreas, o Festival apresenta um modelo multifacetado focado na gastronomia, nomeadamente numa tenda de grande dimensão designada como Praça do Arroz, onde se concentram os showcookings, as degustações, as bancas do arroz e os restaurantes, além de uma outra tenda destinada a exposição institucional, de artesanato e de produtos regionais.

Este ano o evento conta com bancas com 15 Menus de Arroz Carolino, sob responsabilidade do Chef Luís Machado.

O Festival do Arroz Carolino conta ainda com peças de artesanato local, espetáculos, e áreas lúdicas dedicadas exclusivamente aos mais pequenos.

Segundo Cristina Gonçalves, Responsável da Divisão Municipal de Cultura, Educação, Turismo e Desporto, Câmara Municipal de Benavente, «o Município definiu como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento e afirmação turística deste território o projeto de promoção e valorização do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Integrado neste projeto e assumindo maior expressividade, o Município tem vindo a realizar o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas».

«A afirmação do projeto e o sucesso conseguido só foi possível por contarmos com o contributo de muitos parceiros, formais e informais, que permitiram a sua concretização através do inequívoco envolvimento de todos. Consideramos que este é um projeto que gera impactes muito positivos na região, pelo que se traduz numa forte aposta do Município», salienta a edil.

Além de todas as delícias gastronómicas e animações do Festival, a organização está ainda a promover a “Caminhada do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas”, que terá o percurso específico da rota das lezírias, uma distância total de 10 km de dificuldade acessível (inclui a entrega de kits de atleta), a realizar-se no último dia do evento.

A maratona do Arroz Carolino tem as inscrições gratuitas abertas até dia 18 de maio e termina com uma aula de dança.

A edição deste ano do festival conta com o apoio de produtores especializados (DOCEREAL, Quinta Biológica Santo Estevão, Companhia das Lezírias, entre outros) e restaurantes parceiros (Motagreste, O Gasolinas, O Miradouro, O Telheiro a Coudelaria, Chico do Porto, entre outros), à semelhança das edições anteriores.

O 3º Festival do Arroz Carolino, de entrada gratuita, conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Benavente e com o apoio de entidades como o Turismo de Portugal.