FacebookRSS feed

Agrotec

Feira Nacional de Agricultura 2017 gira em torno dos "Cereais de Portugal"

 A 54ª Feira Nacional de Agricultura/64ª Feira do Ribatejo, que decorre em Santarém entre os dias 10 e 18 de junho de 2017, tem como tema “Cereais de Portugal”.

cereais

O palco da festa da Agricultura será, uma vez mais, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, que irá receber, durante nove dias, a maior e mais antiga feira do setor agrícola.

A Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece inúmeros motivos para uma visita de lazer ou de negócio: para as famílias que procuram descontração e animação o evento pontua pela qualidade da gastronomia e do artesanato, pela oportunidade de contacto direto com animais e pelos variados espetáculos ao vivo, sendo também uma excelente local para os visitantes adquirirem produtos alimentares de todas as regiões do país; para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do setor agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou refletir sobre o futuro.

A programação da FNA de 2017, estima a organização, prevê uma adesão de mais de 200 mil visitantes e 40 mil profissionais.

Consulte o programa detalhado aqui.

Seminários e Colóquios

As grandes questões relativas à agricultura nacional e internacional vão estar em discussão através de um conjunto de 30 seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”.

Estes debates decorrem principalmente nos dias úteis e reúnem no mesmo espaço profissionais e oradores de prestígio nacional e internacional, contam com representações internacionais, organizações de agricultores europeias, eurodeputados e técnicos estrangeiros.

Recorde-se que em 2016 a área de debate e discussão dos principais temas agrícolas contou com a presença de mais de 6.000 pessoas.

Concursos Nacionais

Nesta edição da Feira, vão estar em destaque na Nave A, os vencedores dos Concursos Nacionais de Produtos Portugueses, realizados desde o início de 2017. Pão, broas, empadas, gelados, folares, doçaria conventual e tradicional portuguesa, enchidos, licores, carnes, ervas aromáticas, azeitonas, azeites, vinagres, mel, vinhos, entre muitos outros, são alguns dos produtos em concurso que vão estar em exposição para dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal, permitindo assim o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no nosso setor.

Os Concursos Nacionais cumprem uma dupla funcionalidade, estimulando concorrência e promovendo a competitividade entre os concorrentes, e disponibilizando aos consumidores uma forma de reconhecimento da qualidade dos produtos com denominação de origem.

Prazer de Provar

O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares.

Paralelamente decorrem “Provas na Cozinha” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso.

Gastronomia

Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses. Participam na Feira diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém. O evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.