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Agrotec

Exportações de vinho aumentam, mas consumo interno cai

Vendas para os mercados externos compensam a retracção do mercado nacional

vinhoCom o mercado nacional em crise, não é de admirar que os produtores centrem as suas energias nos mercados externos, em especial os que mais valorizam o vinho, como EUA e Canadá.

Ao fim de mais de uma década com um decréscimo quase continuado nas vendas, o vinho do Porto fechou junho a subir 4,5%, mas sem aumento do preço médio. Manuel Cabral, presidente do IVDP, olha os números com reserva, até porque o forte das vendas  são os últimos meses do ano. “Os sinais são positivos, mas não podemos embandeirar em arco”, frisa.

Nos ‘Verdes’, as exportações crescem 6% e o preço médio mantém-se, compensando um mercado interno “naturalmente difícil” (-4%).  Manuel Pinheiro, da CVR dos Vinhos Verdes, considera ser “cedo” para antecipar novo recorde de vendas para o exterior.

Já Pedro Soares, da CVR da Bairrada, aponta um crescimento de 7 a 8% nos mercados externos, a compensar a quebra de 5% em Portugal.

Com um aumento de 8% na venda de selos, a CVR do Alentejo refere um aumento de 1,33% nas exportações (sem contabilizar a UE).

Para os vinhos do Dão, se não fosse a exportação, “seria uma desgraça”. Arlindo Cunha, responsável da CVR local, aponta a mudança de hábitos, com a deslocação dos consumidores para vinhos mais baratos.

EUA e Canadá são alguns dos mercados preferenciais dos produtores nacionais, já que valorizam bem o vinho.

Fonte: Dinheiro Vivo (via Confagri)