FacebookRSS feed

Agrotec

Escoriose: conheça as recomendações da Drap Norte para esta doença

O documento emitido pela Drap Norte é relativo à escoriose (Phomopsis viticola), uma doença que provoca fendilhamentos nos entrenós da base dos pâmpanos.

escoriose

A escoriose (Phomopsis viticola), é uma doença que provoca fendilhamentos mais ou menos profundos nos entrenós da base dos pâmpanos, podendo conduzir à desnoca e ao deficiente abrolhamento dos gomos da base das varas e talões. Se houver inóculo na vinha e ocorrerem condições climáticas favoráveis (chuva), as infeções da doença dão-se logo na fase inicial do ciclo vegetativo.

Caso o Sr. Viticultor tenha observado, na campanha anterior ou durante a poda, os sintomas acima descritos deverá adotar uma das seguintes estratégias de proteção:

. efetuar um único tratamento quando a vinha apresentar 30 a 40% dos gomos no estado fenológico D (saída das folhas), usando um fungicida simples: azoxistrobina ou as misturas de folpete + fosetil de alumínio, azoxistrobina + folpete, metirame + piraclostrobina e ditianão + fosfonatos de potássio;

ou

. efetuar dois tratamentos, o primeiro igualmente no estado fenológico D (saída das folhas) e o segundo quando a vinha apresentar 30 a 40% dos gomos no estado fenológico E (folhas livres), utilizando qualquer dos seguintes fungicidas: enxofre, folpete, mancozebe, metirame ou as misturas de metirame + piraclostrobina e ditianão + fosfonatos de potássio.

escoriose

No caso de efetuar dois tratamentos deverá escolher fungicidas pertencentes a famílias químicas diferentes e ter em atenção o número máximo de aplicações permitidas por ano.

Fotos de escoriose, na vara do ano anterior.

Fotos de escoriose, na vara e folha.