FacebookRSS feed

Agrotec

Desenvolvido método para aumentar produtividade do tomate em Estufa

Um projeto espanhol, da Universidade Católica de Múrcia, está a investigar o desenvolvimento de melhorias na produção de tomate em estufa - o uso de um dos tratamentos avaliados permite uma maior produção de tomate, até mais 2 kg por planta.
A investigação, desenvolvida por Marta Rodríguez-Alburquerque, centrou-se no estudo de diferentes materiais de cobertura para analisar a sua influência sobre aspetos agronómicos e as características nutricionais, organoléticas e antioxidantes, de tomates cultivados em estufa. A investigação permitiu examinar o efeito de cinco materiais diferentes de cobertura nas características agronómicas e nutricionais do tomate.

Maior Produção

Segundo é indicado na investigação, a partir dos diferentes materiais estudados, a investigadora Marta Rodriguez demonstrou que o uso de um dos cinco materiais avaliados permite uma maior produção de tomate, até 2 kilos por planta.
Contudo, para uma produção otimizada, o estudo recomenda o uso de um material de pelicula térmica - outro de entre os cinco tratamentos analisados - que permite um maior desenvolvimento dos atributos nutritivos do tomate. "É importante ter em conta que as temperaturas se conseguem graças ao facto de estes tratamentos com o material de plástico permitirm a transmissão de uma elevada percentagem de radiação infravermelha. Esta permite que nos meses mais frios do ano, altura em que o cultivo se está a desenvolver, se mantenha essa temperatura elevada no interior da estufa e isso favorece o desenvolvimento das propriedades nutricionais", explica uma das diretoras da Tese, Juan Maria Morillas.
A partir deste momento, a investigadora adianta que "estão em condições de colocar o projeto em prática com as empresas interessadas", aplicando os novos conhecimentos adquiridos, com o objetivo de otimizar a produção e qualidade nos tomates cultivados em estufa.

Ler aqui.