FacebookRSS feed

Agrotec

Depois dos incêndios, transformar territórios em "laboratório de reforma da floresta"

incendios

O ministro da Agricultura defendeu esta semana, no Parlamento, que os concelhos da região Centro afetados pelos incêndios sejam um «laboratório» da reforma da floresta para mostrar o resultado, a prazo, dos objetivos do Governo.

Apesar de a propriedade dos concelhos ser privada, pelo que «qualquer intervenção deverá contar com os principais interessados», o ministro Luís Capoulas Santos acredita que «esta tragédia deveria e poderia levar a iniciar a reforma da floresta precisamente naqueles municípios».

«Não sendo a reforma [da floresta] visível de imediato à escala nacional, se concentramos todas estas medidas, de forma antecipada, naquele território e transformá-lo num laboratório daquilo que a prazo pode ser a floresta portuguesa bem gerida e bem ordenada», afirmou aos deputados da Comissão da Agricultura e do Mar da Assembleia da República.

Os incêndios que deflagraram na região Centro no dia 17 de junho de 2017, e que demoraram uma semana a serem extintos, provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.