FacebookRSS feed

Agrotec

Cristas garante maior controlo: Portugal reforça monitorização de carne

O escândalo da venda de produtos com vestígios de carne de cavalo foi ontem o principal tema na reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia (UE), em Bruxelas. Assunção Cristas viajou até à capital belga para confirmar que o Governo colocou em ação o plano de monitorização lançado pela Comissão Europeia, o qual prevê testes de ADN aos produtos à base de carne de vaca.

“Portugal, neste momento, está a dar já cumprimento ao programa, que passa pela recolha de uma série de amostras de carne, quer no retalho quer nos matadouros”, explicou, aos jornalistas, a ministra da Agricultura, à margem do encontro, detalhando que a operação está a ser realizada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em conjunto com a autoridade veterinária da sua tutela.

Cristas defendeu, ainda, que a UE deve exigir a rotulagem obrigatória nos produtos transformados, de forma a combater o “problema de fraude económica” que existe atualmente.

As declarações da governante surgem no mesmo dia em que o Ikea admitiu que possam ter sido vendidas almôndegas com carne de cavalo em Portugal e noutros países europeus. O lote em causa já foi retirado de todas as lojas suecas, sendo que os resultados das análises vão confirmar hoje essa situação.

Aqui.