FacebookRSS feed

Agrotec

Comissão Europeia publica estudo "Agricultores do Futuro"

Quem serão os agricultores do futuro? A Comissão Europeia, através do Joint Research Centre (JRC), publicou hoje um estudo que faz uma análise prospectiva para a agricultura em 2040.

Agricultura

O estudo "Agricultores do Futuro" explora o panorama do setor e o perfil de agricultores que irão lidar com um conjunto de desafios no futuro a médio e longo prazo.

A agricultura é um dos setores importantes na transformação da economia e da sociedade europeias rumo a um futuro sustentável a longo prazo. Os agricultores europeus enfrentam vários desafios no futuro, à medida que continuam a fornecer produtos alimentares e não alimentares e, ao mesmo tempo, a contribuir para esta transição. Os desafios são muito variados e incluem: alterações climáticas, escassez de recursos, infra-estruturas questões e mudanças na procura/ hábitos alimentares.

O estudo Farmers of the Future aplicou uma combinação de previsão e abordagens metodológicas, com ênfase no processo participativo, envolvendo europeus agricultores, entre outras partes interessadas, como a academia, as organizações da sociedade civil e as associações industriais.

Aceda ao estudo aqui