FacebookRSS feed

Agrotec

Chile, China e Marrocos mais próximos de erradicar a fome

mdg_awards_2_resizedOs três países obtiveram o reconhecimento da FAO pelo seu progresso considerável na luta contra a fome, um esforço que os faz juntarem-se a um grupo cada vez maior de países que alcançaram os objetivos internacional antes do prazo marcado para finais de 2015.

Durante uma cerimónia na sede da FAO, o Diretor Geral da Organização, José Graziano da Silva, entregou os diplomas a Marrocos e à China por terem alcançado o primeiro Objetivo de Desenvolvimentodo Milénio (ODM-1). O Chile, que já havia alcançado a sua meta de ODM-1, recebeu o diploma para alcançar os objetivos da Cimeira Mundial sobre a Alimentação (CMA) de 1996.

A meta de fome do ODM-1 exige aos países a redução para metade da proporção de pessoas que sofrem de fome na população antes de finais de 2015, em comparação com o nível de 1990.

“Há um ano celebramos os primeiros 38 países que conseguiram atingir a meta da ODM, três anos antes da data limite de 2015. Dezoito destes também alcançaram o objetivo da Cimeira Mundial da Alimentação (que é reducir a fome para metade em termos absolutos). Agora, reunimo-nos para reconhecer mais três países pelos seus esforços”, disse Graziano da Silva.

O Diretor Geral da FAO fez enfâse em que o objetivo geral mundial continua a ser a erradicação total da fome e da subnutrição.

“Ainda assistimos hoje em dia – recordou – num mundo de abundancia de alimentos, mais de 840 milhões de pessoas esão ainda subnutridas”.

“Garantir a segurança alimentar e ajudar as pessoas a sair da pobreza extrema são os primeiros passos para construir o futuro inclusivo que queremos, onde ninguém é deixado para trás”, acrescentou o Diretor Geral da FAO.

O Ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furche, o Ministro de Agricultura e Pesca de Marrocos, Aziz Akhannouch, e o Vice-Ministro chinês da Agricultura, Chen Xiaohua, representaram os respetivos países na cerimónia.

O objetivo da CMA estabeleceu-se em 1996, quando 180 países reuniram-se em Roma para debater formas de acabar com a fome. A meta de ODM-1 foi estabelecida pela comunidade internacional na Assembleia Geral da ONU em 2000.

Transformar o compromisso numa ação eficaz

Quarenta países conseguiram até agora o ODM-1, e destes, 19 alcançaram o objetivo da CMA. Estes resultados, segundo apontou o responsável da FAO, mostram como “o compromisso político dos governos se está a transformar em ações eficazes e resultados concretos na luta contra a fome”. Assinalou ainda alguns “compromissos regionais fortes que apoiam e estimulam os esforços nacionais para erradicar a fome”, incluindo a Iniciativa Latino-americana e o Caribe sem Fome 2025, a intenção da União Africana de aprobar um projeto de fome zero para 2025 e a adoção na região da Ásia e do Pacífico do Desafio Fome Zero da ONU.

“Tratam-se de esforços que têm o apoio dos atores não estatais e da comunidade internacional. Demonstram que a segurança alimentar pode ser uma realidade no decurso das nossas vidas”, sublinhou Graziano da Silva.

Durante a cerimónia, o Diretor Geral elogiou também 16 países por terem mantido as suas taxas de fome abaixo dos 5% desde 1990: Argentina, Bárbados, República Dominicana, Brunei, Egito, Irão, Cazaquistão, Líbano, Malásia, México, Coreia do Sul, Arábia Saudita, África do Sul, Tunísia, Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Os prémios baseiam-se nas estatísticas elaboradas pela FAO utilizando os dados proporcionados pelos países membros e outros organismos internacionais.

Num esforço em encontrarm um renovado compromisso mundial para acabar com a fome e, em particular, garantir que as pessoas de todo o mundo tenham acesso a uma alimentação mais saudável, a FAO e a Organização Mundial de Saúde (OMS) organizarão conjuntamente uma reunião intergovernamental mundial de alto nível, a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição (CIN2), que se celebrará em Roma de 19 a 21 de novembro de 2014.

Fonte: FAO (via agrodigital)