FacebookRSS feed

Agrotec

Certificação de produção sustentável já está disponível para os produtores do Alentejo

Num momento de grande incerteza e preocupação futura com o ambiente, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) afirma que se assiste a uma maior consciencialização de muitos consumidores quanto à importância de uma produção atenta aos impactos, entre outros, na biodiversidade e nos ecossistemas, na manutenção de uma vinha saudável e na promoção de uma uva de qualidade.

Viticultura

Por isso, "uma certificação de produção sustentável no rótulo do vinho não é apenas mais um "selo", mas sim uma prova de cuidado e preocupação com o futuro comum", defende a entidade.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) é visto como "um exemplo de união entre produtores, que desenvolvem, melhoram e partilham as abordagens relativas à sustentabilidade na produção, que a CVRA aspira alcançar". Este programa tem-se demonstrado diferenciador, na medida em que foi o primeiro programa criado em Portugal com vista em promover a componente ambiental, social e económica de toda uma região vitivinícola.

A produção sustentável não se foca apenas na vinha e no vinho, mas sim tudo o que está à sua volta. "Podemos dizer que é quase como um "estado de alma" do lugar", explicam, em comunicado.

No total são 422 os membros que já fazem parte deste programa, que representam quase 50% da área de vinha do Alentejo, e que podem vir a ser certificados. A CVRA desenvolveu um referencial normativo, em colaboração com quatro Entidades Certificadoras, nomeadamente a Bureau Veritas, SGS, Certis e Sativa, com o objetivo de permitir a avaliação da implementação do programa nos membros, com vista à certificação dos mesmos.

Esta certificação vai permitir ao membro PSVA certificado comunicar no seu produto final, bem como em toda a sua documentação e marketing institucional, criando uma clara vantagem competitiva, e tendo mais argumentos em tenders no estrangeiro, visto cada vez mais este género de requisitos serem pedidos ao nível da decisão.