FacebookRSS feed

Agrotec

CEiiA e Elio lançam nova empresa para monitorização e digitalização agroflorestal

O CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) e a ELIO apresentam esta sexta feira, dia 2 de outubro, em Évora, nas instalações do CEiiA no PACT (Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia), uma nova empresa conjunta que tem como ambição revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em insights de negócio.

CEiiA

Nesta sessão será dinamizada uma discussão alargada sobre os desafios do setor agroflorestal, com foco particular na integração da tecnologia como resposta às temáticas da Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participam esta sexta-feira, dia 2 de outubro, no lançamento.

A ELIO TECNOLOGIA é uma joint-venture entre o CEiiA e a brasileira ELIO que resulta da valorização da ciência e do conhecimento gerado ao longo de anos com parceiros de vários países, nomeadamente com o MIT nos EUA, o ITA no Brasil e agora em Portugal. Esta empresa visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (Elio Airship).

O Elio Airship é um dirigível inovador a ser industrializado nesta nova empresa, com capacidade de percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 kg de payload, que com a utilização de Inteligência Artificial aplicada a uma lógica de Robot-as-a-Service, pretende revolucionar o mercado.

Segundo Tiago Rebelo, Diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA, «sta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual, para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico aplicados à agricultura de nova geração».

Para Rui Ribeiro, CEO da ELIO, «a parceria com o CEiiA permita à ELIO reforçar o seu percurso no panorama mundial da AgroTech, agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Este é um importante passo para um projeto industrial, que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia por Covid-19».

A nova empresa tem como meta de curto prazo a colocação no mercado Europeu de soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica. A ELIO TECNOLOGIA é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal.

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que orienta a sua atividade para a sustentabilidade e qualidade de vida, através da abordagem a desafios complexos da sociedade e em setores de alta intensidade tecnológica, como mobilidade, aeronáutica, oceano e espaço. É uma das entidades com maior volume de investimento em I&D em Portugal, tendo a capacidade de integrar competências e mobilizar entidades (desde universidades a grandes empresas) em torno do desenvolvimento de novos produtos e serviços que contribuam para a competitividade do nosso país no contexto global.

Na aeronáutica, o CEiiA tem desenvolvido projetos de engenharia de grande dimensão com a Leonardo Helicopters, a Dassault, mas também o KC-390, o maior avião desenvolvido pela EMBRAER. Ainda nesta área, o CEiiA tem vindo a desenvolver sistemas de monitorização e vigilância, tendo por base aeronaves como o UAS30 para vigilância de incêndios florestais, monitorização marítima e reconhecimento do território.

A ELIO é uma empresa líder na integração de tecnologia aeronáutica, sensores e algoritmos de Inteligência Artificial no mercado Agro-Florestal. A ELIO tornou-se líder na agricultura preditiva, tendo sido acelerada no âmbito do projeto TERRA Cohort III, criado pela Rocketspace (aceleradora da Uber e da Spotify) e pelo Rabobank (principal banco financiador de agronegócios em todo o mundo) em Silicon Valley, Estado Unidos.

Desde 2019 passou a fazer parte do panorama mundial de AgroTech na área de Image Analytics, sendo atualmente considerada uma das 20 principais empresas do mundo nesta área, atualmente com operações nos principais países produtores de alimentos e produtos florestais: Brasil, Estados Unidos e México.