FacebookRSS feed

Agrotec

CELAB faz uma viagem pelas origens genéticas do gado doméstico da Península Ibérica

Na próxima sexta-feira, dia 18 de março, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “A arqueogenética do gado ibérico - uma investigação multidisciplinar”, com Catarina Ginja, investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO). A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e propõe dar a conhecer ao público o trabalho de investigação que tem sido desenvolvido sobre domesticação animal, com o intuito de perceber os processos que ao longo do tempo deram origem às raças autóctones de gado doméstico da Península Ibérica. O projeto ARCHAIC, que procurou desvendar as origens de bovinos ibéricos, será também apresentado.

A sessão centra-se na investigação multidisciplinar desenvolvida pela equipa de Catarina Ginja, que se dedica há vários anos ao estudo do passado das espécies de animais domésticos, como os bovinos, e que está a estudar vestígios arqueológicos de diferentes épocas para testar várias hipóteses, de forma integrada e envolvendo pela primeira vez análises genéticas. Esta área que combina a informação arqueológica e genética (através de estudos de ADN antigo), denominada arqueogenética, tem possibilitado a comparação de genomas obtidos destes vestígios com os dos animais atuais, permitindo determinar a origem evolutiva das raças domésticas atuais.

Durante a sessão será também apresentado o projeto ARCHAIC que se dedicou ao estudo do gado taurino e do auroque (ancestral do gado doméstico), com o objetivo de desvendar as origens de bovinos ibéricos, bem como a história evolutiva e os processos de melhoramento animal, investigando este último em associação com práticas de criação impostas pelas populações humanas que habitaram a Península Ibérica. O projeto tem como evento de referência, o episódio primário de domesticação, denominado de revolução agrícola do Neolítico, que ocorreu há dez mil anos, quando o Homem passou de caçador e recolector para uma economia agrícola baseada na gestão de animais e plantas, tornando-se capaz de produzir os seus próprios alimentos e animais.

Estes estudos realizados pelo CIBIO-InBIO, que utilizam técnicas modernas de genómica, contribuem para a valorização dos recursos genéticos autóctones, revelando-se essenciais para uma gestão mais eficiente e conservação deste património cultural e genético único na região da Península Ibérica.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em https://us02web.zoom.us/j/84865488484?pwd=TmdKVC8zVUdrTzNqckJ3WGJJa3J0QT09, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.