FacebookRSS feed

Agrotec

Campanha da Maçã de Alcobaçã

A Maçã de Alcobaça IGP da nova campanha iniciou oficialmente o processo de certificação e regressou às lojas no último dia 15 de agosto.

Maçã de Alcobaçã IGP

Segundo o Clube de Maçã de Alcobaça, foram 135 dias após a floração dos pomares para atingir a perfeição. Em comunicado de imprensa, destacam que a maçã se revela "bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática, pronta para fazer as delícias dos consumidores e possibilitar uma oferta durante praticamente todo o ano".

Após milhares de testes analíticos e sensoriais, realizados nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento, e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam.

Nos próximos 60 dias, estimam-se colher cerca de 60 000 000 kg, por cerca de 3 000 colhedores, na maioria estudantes e famílias especializadas, de elevado saber-fazer. Com elevado rigor e cuidado, é realizada a colheita de aproximadamente 500 milhões de Maçãs de Alcobaça IGP, devidamente produzidas e selecionadas conforme as normas do Caderno de Especificações da Indicação Geográfica Protegida, conforme o Caderno de Especificações do Sistema de Produção Integrada e conforme o Caderno de Normas de Qualidade Organoléptica da Marca Coletiva do Clube da Maçã de Alcobaça IGP.

"Trata-se de uma campanha que por se registarem menor número de frutos nas árvores, mas com clima favorável ao desenvolvimento dos frutos, tornam a qualidade interna dos frutos mais rica, mais agradável e mais completa no que diz respeito ao sabor, aroma e frescura", defendem.

Nos próximos meses vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa, assim como em alguns supermercados brasileiros, ingleses, árabes, entre outros.