FacebookRSS feed

Agrotec

Caja Rural del Sur promove Seminário da CAP "Estratégias Inovadoras no pastoreio extensivo"

A Caja Rural del Sur, instituição cooperativa de crédito andaluza a operar sobretudo na área agroindustrial, apoia e promove a realização do Seminário “Estratégias Inovadoras no pastoreio extensivo”, organizado pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, que terá lugar no dia 21 de março no auditório da sede da CAP, em Lisboa.

O Diretor Geral da Caja Rural del Sur, Guillermo Téllez fará a abertura do Seminário, pelas 14h30.

De acordo com a CAP, perante os novos desafios com que a pecuária se depara atualmente, nomeadamente no que se refere às questões da sustentabilidade e do bem-estar animal, é essencial procurar novas soluções para o maneio dos animais. 

Este seminário pretende mostrar algumas estratégias sustentáveis e inovadoras para as explorações pecuárias extensivas, bem como promover o debate sobre este tema.

A sessão será moderada por José Fragoso de Almeida, docentro no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Com a duração de 2h30, poderá ser seguida remotamente por Zoom, mediante inscrição aqui.

A Caja Rural del Sur continua a reforçar a sua presença no nosso país, sendo este o primeiro destino da sua internacionalização. Depois da chegada em 2020 a Faro, abriu um escritório de Serviços Centrais e Empresariais em Lisboa no final de 2022, estando a preparar a abertura noutras regiões do país. 

PROGRAMA

Moderação: Professor José Pedro Fragoso de Almeida

14:30 - Abertura – Guillermo Tellez (Diretor Geral da Caja Rural del Sur)

14:45 – O potencial do pastoreio extensivo na melhoria das pastagens

João Madeira (Sociedade Agrícola Vargas Madeira, Lda. - Mértola)

15:15 – Sistema inovador do pastoreio em bovinos

Manuel Die Dean (Sociedade Agrícola Bove/Herdade da Defesinha - Elvas)

15:45 - Controlo de pastoreio com georreferenciação em bovinos
Rui Matos (Quinta do Tabalião - Guarda):

16:15 – Debate

16:30 – Encerramento – Luis Mira (Secretário-Geral da CAP)