FacebookRSS feed

Agrotec

Bayer compra Monsanto por 60 mil milhões de euros

O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer anunciou esta quarta-feira o acordo para comprar a empresa norte-americana Monsanto, num negócio que envolve cerca de 60 mil milhões de euros.

«A Bayer e a Monsanto assinaram esta quarta-feira um acordo de fusão», ao preço de 128 dólares (114 euros) por ação, em dinheiro, anunciou a Bayer em comunicado.

«A transação associa duas atividades diferentes, mas fortemente complementares», relacionadas com a área agrícola, sementes e pesticidas, acrescenta o comunicado.

A empresa norte-americana Monsanto tinha rejeitado, no passado mês de maio, a oferta apresentada pelo grupo alemão Bayer para a adquirir por 55,2 mil milhões de euros (62 mil milhões de dólares), mas mostrou-se disponível para negociações.

«Acreditamos nas vantagens substanciais de uma estratégia integrada (...) e sempre respeitámos a atividade da Bayer», afirmou na altura o presidente da Monsanto, Hugh Grant, acrescentando que a empresa estava a ser subavaliada na proposta apresentada e que também não oferecia garantias necessárias para o financiamento da operação.

Desconhecem-se os desenvolvimentos das negociações, mas o certo é que a compra foi hoje anunciada, sendo também avançado o valor de aquisição, cerca de 60 mil mihões de euros, superior em quase 5 mil milhões de euros em relaçâo à oferta anterior.

O objetivo da Bayer é criar um gigante mundial de produtos químicos e sementes geneticamente modificadas.

A Monsanto tem sido alvo de várias ações de contestação, especialmente contra os organismos geneticamente modificados, pesticidas e outros produtos químicos, que a empreza produz. 

Fonte: Lusa