FacebookRSS feed

Agrotec

BASF | Programa Global de Carbono na agricultura

A BASF Agricultural Solutions lança em várias fases a partir de 2022, o Programa Global de Carbono na Agricultura, que permite aos agricultores reduzir as suas emissões de CO2BASF lançará este programa em várias fases, a partir de 2022.

Com a agricultura a ser responsável por cerca de 20% das emissões globais de CO2, as práticas agrícolas eficientes em termos de carbono podem contribuir significativamente para combater as alterações climáticas. A BASF irá estabelecer um programa que permite aos agricultores rastrear e lucrar com as práticas de redução das emissões de CO2, sublinhando os seus esforços para contribuir para o combate às alterações climáticas. O Programa Global de Carbono na Agricultura apoiará o compromisso da BASF Agricultural Solutions de reduzir a pegada de carbono por tonelada de cultura produzida em 30% até 2030 no trigo, soja, arroz, colza e milho. 

O Programa Global de Carbono na Agricultura irá promover práticas agrícolas sustentáveis e fomentar a melhor utilização de todo o portefólio de produtos da BASF para os agricultores - desde sementes, produtos químicos e biológicos inovadores na proteção de culturas, até à agricultura digital e soluções de gestão de fertilizantes. O programa tem por base um conjunto de ferramentas de sustentabilidade para orientar e avaliar a evolução da sua implementação. Destaforma, ajudará os agricultores a tomar decisões equilibradas, que contribuam para reduzir as emissões na exploração agrícola e a sequestrar mais dióxido de carbono no solo. Além disso, a BASF irá construir uma plataforma global para permitir aos agricultores gerar créditos de carbono de certificadores reconhecidos que levarão a segundos fluxos de receitas pelos seus esforços de redução do mesmo.

O setor primário desempenha um papel importante para ajudar a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e a diminuir o aquecimento global. Por isso, o programa da BASF tem em conta a importância de obter o melhor rendimento das culturas e apoiará ainda mais os agricultores a tornarem-se mais flexíveis nas operações agrícolas e a aumentarem a produtividade.

«O lançamento do nosso Programa Global de Carbono na Agricultura é uma prova do nosso forte compromisso com a agricultura sustentável. Permitirá aos agricultores de todo o mundo aumentar a saúde dos seus solos, reduzir as emissões, capturar dióxido de carbono e ao mesmo tempo, serem recompensados pelos esforços realizados pela sustentabilidade e no combate às alterações climáticas», diz Vincent Gros, Presidente da BASF Agricultural Solutions

A BASF Agricultural Solutions iniciou recentemente os primeiros ensaios de campo plurianuais. Estão centrados em práticas agrícolas sustentáveis, sequestro de carbono no solo e redução de emissões na exploração agrícola. Os resultados dos ensaios conduzirão a ofertas que permitirão aos agricultores captar sinergias das tecnologias inovadoras da BASF, o poder da agricultura digital através da utilização da plataforma xarvio® e a utilização da ferramenta de avaliação de sustentabilidade internacionalmente reconhecida da empresa, AgBalance®, para avaliar dados e tomar decisões informadas, contribuindo para a sustentabilidade.

Em 2022, a BASF irá expandir a cooperação existente entre clientes e cadeias de valor e procurar ativamente novas parcerias para a gestão do carbono.

Sobre a BASF Agricultural Solutions

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Através do trabalho com agricultores, especialistas de agricultura e de controlo de doenças, pragas e infestantes, entre outros, o nosso papel é ajudar a tornar isto possível. É por isso que investimos fortemente em I&D de uma vasta carteira de produtos, incluindo sementes, proteção de culturas química e biológica, gestão de solos, fitossanidade e agricultura digital. Com equipas especializadas no laboratório, no campo, no escritório e na produção, ligamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam - para os agricultores, a sociedade e o planeta. Em 2020, a nossa divisão gerou vendas de 7,7 mil milhões de euros.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Conjugamos o sucesso económico com a responsabilidade social e a proteção do meio ambiente. O Grupo BASF conta com aproximadamente 110.000 colaboradores que trabalham para contribuir para o sucesso dos nossos clientes de quase todos os setores de atividade e países do mundo. O nosso portefolio está organizado por seis segmentos: Chemicals, Materials, Industrial Solutions, Surface Technologies, Nutrition & Care e Agricultural Solutions. A BASF registou vendas de mais de 59 mil milhões de euros em 2020. As ações da BASF estão cotadas na bolsa de Frankfurt (BAS) e nos Estados Unidos (BASFY) como ADR (American Depositary Receipts).