FacebookRSS feed

Agrotec

Baga de sabugueiro - Porque é importante avaliar no campo o seu estado de maturação?

O controlo do estado de maturação da baga de sabugueiro pode ser levado a cabo através da utilização de um refratómetro digital portátil, que permite estimar o teor de açúcares, expresso em °Brix. Desta forma, é possível planear com maior rigor o dia da colheita da baga.

Baga de sabugueiro

Esta abordagem foi testada em bagas de sabugueiro das três cultivares mais comuns na região do Vale do Varosa e Távora – Sabugueira, Sabugueiro e Bastardeira – recolhidas nos anos de 2018 e 2019.

As bagas consideradas maduras apresentaram valores que variam entre 12 e 19 °Brix, com a mediana de 14,8 °Brix. As tendências de variação observadas ao longo da fase final da maturação, indicam que os valores mais elevados de °Brix correspondem também a um valor superior de total de compostos fenólicos e de atividade antioxidante. Estes dois parâmetros estão relacionados com potenciais efeitos benéficos para a saúde associados à baga.

Em suma, a determinação do °Brix ao longo da maturação da baga representa uma abordagem simples que fornece aos produtores informação objetiva e útil para a programação da colheita e para a avaliação da qualidade da baga.

Desde longa data que a flor e a baga de sabugueiro (Sambucus nigra L.) são usadas na medicina tradicional e, mais recentemente, no desenvolvimento de nutracêuticos e suplementos alimentares, ilustrando o potencial e interesse em estudar esta espécie.

O sabugueiro tem sido referido como uma fonte rica em diversos compostos bioativos, aos quais são atribuídos efeitos benéficos para a saúde e bem-estar. Entre estes destacam-se os compostos terpénicos, fitoesteróis, ácidos gordos mono e polinsaturados, compostos fenólicos e antioxidantes, minerais, vitaminas, entre outros.

Alguns estudos realizados recentemente sobre a baga de sabugueiro portuguesa, nomeadamente da baga cultivada no Vale do Varosa e Távora reportam a presença destes compostos bioativos, cujos teores dependem do estado de maturação da baga. Assim, considera-se fundamental que os produtores de baga de sabugueiro disponham de ferramentas simples que lhes forneçam dados objetivos que permitam controlar o estado de maturação da baga e como tal programar o dia da colheita.

Durante o desenvolvimento fisiológico e o processo de amadurecimento, as bagas sofrem diversas modificações físicas e bioquímicas, ficando normalmente maduras, e como tal em condições de serem colhidas, durante o mês agosto. Os produtores têm dificuldade em planear com rigor o dia da colheita, pois o estado de maturação da baga está dependente de diversas variáveis, nomeadamente as condições climatéricas, a localização geográfica dos campos, as condições de gestão da cultura, entre outros fatores.

A qualidade da baga, e consequentemente o seu valor comercial, dependem de um adequado controlo da maturação e definição do dia da colheita. Assim, neste artigo será apresentada e discutida a importância da implementação de um método simples que permite avaliar o estado de maturação tecnológico da baga, em laboratório ou no campo. É ainda discutida a relação deste parâmetro com outros indicadores de qualidade da baga.

O teor de sólidos solúveis totais (SST), indicador do teor de açúcares solúveis, e a acidez titulável (AT) são parâmetros muito utilizados para acompanhar o estado de maturação tecnológico de vários frutos, nomeadamente das uvas. Por exemplo, através da avaliação destes parâmetros é possível um acompanhamento do estado de maturação das uvas, com vista a planificar a vindima e o processo de vinificação, de acordo com as características pretendidas para o produto final.

Este tipo de acompanhamento pode ser realizado no campo com recurso a um refratómetro digital portátil. A abordagem usada no controlo de maturação da uva foi o ponto de partida e inspiração dos autores para avaliar o amadurecimento da baga de sabugueiro.

Continua

Nota: Artigo publicado originalmente no suplemento Pequenos Frutos na Agrotec 34

Solicite a nossa edição impressa

Contacte-nos a seguir dos seguintes endereços:

Telefone: 220 962 844

E-mail: info@booki.pt