FacebookRSS feed

Agrotec

As novas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal - Desenvolvimento de um modelo para uma plataforma de trabalho em rede

A agricultura biológica em Portugal apresenta lacunas relacionadas com a falta de comunicação e cooperação entre as suas diferentes partes interessadas. Fazendo uma análise das várias plataformas virtuais existentes, não se identificou qualquer uma que reunisse em si a presença de uma base de dados geoespacial e a interação entre utilizadores na temática da agricultura biológica.

MPB

Desta forma, foi objetivo deste projeto desenvolver um modelo estrutural para uma plataforma de trabalho em rede destinada à agricultura biológica na realidade de Portugal. Para tal, elaborou-se um inquérito online destinado a perceber a importância atribuída às bases de dados geoespaciais, redes sociais e networking, assim como a averiguar a necessidade e relevância atribuídas às plataformas de trabalho em rede no âmbito da agricultura biológica e a sua potencial viabilidade económica.

O inquérito foi elaborado para preenchimento pelos diferentes grupos interessados da agricultura biológica em Portugal, tendo-se obtido respostas por parte de 190 consumidores, 42 produtores e transformadores, 20 prestadores de serviços e associações, 7 revendedores e distribuidores, 30 entidades responsáveis pela produção ou difusão de conhecimento. Paralelamente realizou-se uma avaliação da viabilidade económica da plataforma.

O interesse na plataforma foi demonstrado em todos os grupos, assim como a disponibilidade em contribuir para a mesma. Os grupos que mais valor atribuíram às redes sociais no âmbito da agricultura biológica foram os que desenvolvem negócios na área. Observou-se um elevado interesse na plataforma para uma utilização na tomada de decisões de negócios no âmbito da agricultura biológica (> 95 %).

Foi atribuída por parte dos inquiridos uma elevada relevância à presença da base de dados geoespacial (> 95 %). Os inquiridos demonstraram disponibilidade para pagar pela subscrição da plataforma.

Mais ainda, observou-se que o projeto possui viabilidade económica de acordo com os resultados positivos obtidos. Com base nos resultados obtidos estruturou-se um modelo para a plataforma baseado numa base de dados geoespacial de carácter colaborativo, com interação entre utilizadores e com um carácter predominantemente profissional.

Consulte a dissertação completa.

Conheça outras investigações no âmbito da agricultura biológica.