FacebookRSS feed

Agrotec

AGROTEC marca presença no Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas

agrotec

Até 10 de junho, a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH) realizam o VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, no Centro de Congressos de Coimbra, localizado no Convento de São Francisco.

A revista AGROTEC marca presença no evento, que começou dia 7.

Este congresso reúne a cada 4 anos a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em fruta, hortaliças, vinha, olival, plantas aromáticas e medicinais e plantas ornamentais, constituindo-se como o mais alargado fórum de discussão de ciências hortícolas na Península Ibérica.

O congresso acolhe cerca de 200 trabalhos de investigação de todas as áreas das ciências e tecnologias hortícolas, tendo por mote a “Intensificação e Sustentabilidade nas Cadeias de Valor Hortícolas”.

Destacam-se as sessões plenárias sobre “Intensificação sustentável – Um novo modelo em Horticultura”; “Serviços ecossistemicos em Viticultura”; “Caracterização e melhoramento genético da beringela para compostos bioactivos” e “A organização da produção hortícola e os desafios do conhecimento e dos mercados”.

Os restantes trabalhos são apresentados nas seguintes áreas: Horticultura herbácea; Culturas protegidas e engenharia hortícola; Viticultura; Fruticultura; Olivicultura; Rega e fertilização; Pós-colheita e segurança alimentar; Consumidores e modulação da qualidade sensorial e funcional.

No dia 10 de junho decorrem visitas técnicas a algumas das principais explorações agrícolas da região Centro de Portugal: Calcob; Valmarques; Quinta do Celão; Certifruteiras; Cooperativa Agrícola do Távora e Soma, bem como à Estação Agrária de Viseu, entidade pública de investigação.