FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura de precisão e sensores inteligentes em debate

agricultura

No dia 2 de julho, terça-feira, a partir das 10 horas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove, no Auditório do Edifício D, em Coimbra, o workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” no âmbito do programa europeu INNOACE.

A formação, que se destina preferencialmente a produtores, empresários e alunos universitários, «tem ainda interesse para agentes com responsabilidades na área da monitorização ambiental e organizações públicas com responsabilidades na monitorização e fiscalização da ocupação do solo (agricultura, água, extração de inertes, etc…)», realça a organização.

A inscrição na iniciativa é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis, e pode ser feita aqui.

O programa da sessão está dividido em dois momentos, com a manhã dedicada à exposição de conceitos, nomeadamente de deteção remota, tecnologia de monitorização local baseada em redes de sensores sem fios, e apresentação de soluções tecnológicas complementares.

Especificamente destinada a produtores e empresários, a tarde terá uma dimensão prática, explorando como poderão ser utilizadas as imagens de satélite no âmbito das suas atividades e do INNOACE.

O workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” é organizado pelo Instituto Pedro Nunes, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja, Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura e Institución Ferial de Extremadura.

O INNOACE é um projeto europeu que tem como objetivo geral fortalecer o tecido empresarial, criando sinergias entre empresas e centros de I+D+i, que permitam levar a cabo ações de transferência e validação precoce de produtos e serviços mediante processos de inovação aberta, bem como fomentar o processo de descoberta do empreendedor nas áreas chave da especialização inteligente da região EUROACE (agrupamento integrado das regiões Alentejo, Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura em Espanha).

O INNOACE tem como objetivos incrementar as competências e conhecimento tecnológico das atividades agrícolas, ambientais e da administração pública local, tendo como suporte as imagens de satélite, nomeadamente as imagens obtidas pelos satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), programa Copernicus combinadas com sensores locais.