Agim organiza visita técnica da cultura do mirtilo às Astúrias

A Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial vai organizar uma visita técnica à região espanhola das Astúrias nos dias 28 e 29 de outubro.

pequenos frutos

Trata-se de uma visita técnica onde os participantes irão contactar com a realidade da produção de mirtilo nas Astúrias, uma das principais regiões espanholas produtoras deste pequeno fruto, onde a cultura é feita em altitude.

A viagem às Astúrias inclui a visita à SERIDA (Servicio Regional de Investigación y Desarrollo Agroalimentario), a entidade pública do Principado das Astúrias que tem por finalidade contribuir para a modernização e melhoria da agricultura e da indústria alimentar regional através da promoção e implementação de instrumentos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico agroalimentar, de modo a alcançar uma maior produtividade.

A comitiva irá também visitar duas plantações de mirtilos, com a finalidade de observar ao vivo o modo de produção deste pequeno fruto nas Astúrias.

A primeira plantação é composta por plantas adultas, ainda em produção, e ali também se irão poder observar enxertias em plantas para mudar de variedade.

Na outra plantação, que tem cerca de 5 hectares, podem ser observadas diversas variedades, como Legacy, Bluecrop, Brigitta, Chandler, Aurora e Ochlockone, plantadas em local de elevada altitude e com desníveis superiores a 30%.

Por fim, será feita ainda uma visita à “Praviaberries”, uma cooperativa de produtores onde poderá ser observado todo o processo automatizado de seleção e embalamento do fruto.

A região das Astúrias, no Norte de Espanha, é das principais produtoras de mirtilo do país vizinho, sendo também das mais antigas. É ainda a região da Península Ibérica onde o mirtilo é produzido até mais tarde (de julho a outubro).

As inscrições podem ser feitas diretamente online pelo link https://drive.google.com/open?id=1k18wgxs3GVDuay-TQLxrhM2gEAGH-qH0K_G28sa7bVc.

Mais informações podem ser obtidas pelo número 912010596 ou e-mail eventos@agim.pt.