FacebookRSS feed

Agrotec

Açores reforçam investimento no abastecimento de água aos agricultores

O presidente da IROA (Instituto Regional de Ordenamento Agrário), Ricardo Silva, fez saber que o investimento do instituto na última legislatura (2013-2016) «rondou os 10 milhões de euros» em áreas como o abastecimento de água, caminhos agrícolas, eletrificação de explorações agrícolas, entre outras.

Regadio

Atualmente, o investimento tem como objetivo alcançar os 17 milhões de euros. 

«O reforço irá ser substancialmente no abastecimento de água, em que nós aí duplicámos nesta legislatura o esforço financeiro para criar infraestruturas de apoio ao armazenamento, à melhoria das redes e ao abastecimento de água», afirmou. Estão previstas, até final da atual legislatura, «intervenções em todas as ilhas, que aumentam a capacidade de armazenamento, abastecimento direto às explorações e melhoria dos sistemas de captação e adução» e «a redução dos custos dos agricultores».

Ricardo Silva adiantou ainda que serão apresentados «os estudos do estado dos recursos hídricos e a definição de estratégias para os Açores, com especial cuidado nas ilhas do Pico, Graciosa, Santa Maria e São Jorge. Este é um plano de atividades a pensar no futuro, com projetos estruturantes como a captação da descarga da Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, e o aumento da capacidade de armazenamento do complexo das Contendas».

Sobre o Nordeste do arquipélago, o presidente da IROA avançou que a cobrança da água agrícola vai estender-se a São Miguel, para promover «a redução do consumo e para a utilização eficiente e sustentável» deste recurso natural. «Nós temos um valor baixo. São cerca de 45 cêntimos o metro cúbico de água, acordado também com a Federação Agrícola, e isso está a ser feito na bacia leiteira de Ponta Delgada, em Vila Franca, na zona das Contendas, apanhando o norte da Ribeira Grande, e, este ano, o objetivo será o Nordeste», explicou.

Até final da legislatura, a IROA vai também manter o investimento na eletrificação agrícola, o que implicará a realização de empreitadas para a eletrificação de cerca de 27 explorações agrícolas.«O investimento em caminhos agrícolas prosseguirá, estando prevista a construção e reabilitação de mais de 10 quilómetros de caminhos agrícolas», frisou.

João Ponte: «Dar melhores condições de trabalho aos agricultores»

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas, este plano da IROA contempla «medidas estruturais já pensando e projetando o futuro» para «dar melhores condições de trabalho aos agricultores» e para que possam «desenvolver a sua atividade com menores custos».

João Ponte referiu, por exemplo, os «estudos realizados em colaboração com a Universidade dos Açores para definir oportunidades de captação e as carências de abastecimento» a que se seguirão «agora planos de ação com investimentos concretos para ajudar a resolver os problemas que ainda existem ao nível do abastecimento de água».

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, realçou «o trabalho contínuo e dinâmico que tem sido feito aos longo dos anos em articulação com a IROA», que tem permitido a modernização, eletrificação e melhoria dos acessos das explorações e aos agricultores «rentabilização e eficiência» das explorações. Sobre a cobrança da água agrícola, Jorge Rita disse que há que «responsabilizar» todos os intervenientes para «as alterações climáticas», esperando que o pagamento seja «também transversal a todas as ilhas e não só em algumas zonas».

FONTE: Açoreano Oriental