FacebookRSS feed

Agrotec

Worskhop de olivicultura sobre "Conservação e valorização de variedades autóctones" a 18 de novembro

Realizado no âmbito do projecto AzeitonaPLUS, o workshop "Conservação e valorização de variedades autóctones", irá realizar-se na Herdade do Reguengo do INIAV, I.P. a 18 de novembro, entre as 14h e as 17h.

O objetivo principal do workshop é a valorização de variedades de oliveira autóctones (identificadas nas ações de prospeção nas regiões olivícolas de Portugal) e divulgação das principais características agronómicas, do potencial produtivo e produtividade, da qualidade dos frutos e da sua aptidão para conserva e na validação do processo industrial de conserva da azeitona.

A azeitona é um alimento da dieta mediterrânica e Património Imaterial da Humanidade. As técnicas tradicionais de conservação associam os frutos da oliveira com o clima onde se cultiva a árvore, as melhores práticas agrícolas e o procedimento seguido na fermentação.

Em Portugal, a maioria do olival tradicional onde predominam as variedades autóctones é conduzido em sequeiro, o que condiciona a expressão das potencialidades das muitas variedades autóctones existentes. Numa operação de transferência do conhecimento científico e tecnológico – AzeitonaPLUS – as oliveiras estão estabelecidas na Coleção Portuguesa de Referência de Cultivares de Oliveira e em parcelas de olival experimental intensivo e em sebe, localizadas na Herdade do Reguengo do INIAV, I.P..

As inscrições deverão ser enviadas para o email geral-reguengoselvas@iniav.pt.

Consulte o programa na imagem acima.