Workshop de Agrometeorologia: aplicação da meteorologia para maximizar a produção agrícola

O workshop de Agrometeorologia irá ter lugar a 26 de fevereiro, no Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa.

livro

O evento, que decorre entre as 14h30 e as 16h15, conta com os formadores José Paulo de Melo e Abreu (ISA, ULisboa) e António Castro Ribeiro (ESAB, IPB).

Programa:

Apresentação de programas de caráter geral para uso em Agrometeorologia:

CalculadorAgromet – calculador de variáveis meteorológicas e astronómicas, bastante completo, que inclui algumas "constantes" que na realidade são variáveis.
MeuClima&Solo – ferramenta que gera os dados climáticos diários ou mensais médios dum local qualquer de Portugal Continental e apresenta algumas características básicas dos solos do local.

Programas para previsão fenológica:
Entre os muitos programas que desenvolvemos para tratar assuntos relacionados com o desenvolvimentofenológico, apresenta-se um programa que permite calcular a data de floração de árvores com necessidades defrio (FlowerCalc).

Programas relacionados com relações hídricas:
PenmanMonteithXLS_Calculator – calculador muito amigo do utilizador para o cálculo da ETo.
UWBA – Programa que realiza um balanço hídrico para qualquer tipo de clima da Terra.
SWBA – Realiza o balanço hídrico sequencial. Tem várias versões correspondendo aos fins a que se aplica(climatológico, relações hídricas da cultura e calendarização da rega).

Programa para a classificação climática de Thornthwaite:
ThornthwaiteClimCalc – Programa que classifica o clima, segundo o método de Thornthwaite. Permite a classificação pelo método original e pelo revisto.

Programas relacionados com as geadas:
Estes programas serão referidos e o programa FrostEcon, que permite selecionar os métodos de luta contra a geada, será utilizado para demonstração.

Após o workshop terá lugar a apresentar da obra "Agrometeorologia", da autoria de José Paulo de Melo e Abreu, editado pela Agrobook.