FacebookRSS feed

Agrotec

Vinhos do Tejo exportam 44 por cento da produção

Em quatro anos, a região vitivinícola do Tejo duplicou o seu índice exportador. A próxima meta é exportar 50 por cento da produção.

A Suécia, no ano passado, foi o país que recebeu grande parte dos carregamentos de garrafas de vinhos regionais do Tejo comercializadas para mercados externos, sendo actualmente, o principal destino das exportações de vinho da região, liderando uma lista onde figuram também Angola, China, Brasil, Inglaterra e Polónia.

«Entre 2008 e 2012 duplicámos as exportações, que representam agora 44 por cento da nossa produção certificada», confirma João Silvestre, secretário-geral da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Tejo.

Só no ano passado, a região produziu 63 milhões de litros de vinho a partir dos seus 19 mil hectares de vinha e a venda de garrafas para os mercados externos é uma prioridade assumida. «O nosso objectivo é exportar metade da produção e estamos a trabalhar para isso, com bons índices de crescimento», adianta João Silvestre. A CVR Tejo identificou a Rússia, o Brasil, a China e os Estados Unidos da América como os quatro destinos prioritários das acções de promoção dos vinhos da região.

Para ler aqui.