FacebookRSS feed

Agrotec

UTAD atribui a chancela spin-off a dois projetos empresariais

Na área da consultoria especializada agraria e animal, os dois projetos passam a poder identificar-se com a marca “Spin-off UTAD”.

UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) reconheceu recentemente dois projetos empresariais inovadores na área animal e agrícola, promovidos por docentes e antigos estudantes da Instituição, atribuindo-lhes a marca “Spin-Off UTAD”.

Um dos projetos empresariais é promovido por Ana Luísa Lourenço, docente e investigadora do Departamento de Zootecnia da UTAD e Especialista em Nutrição Veterinária pelo Colégio Veterinário Europeu, e vai desenvolver a sua atividade de consultoria na área da nutrição e alimentação de animais de companhia.

O projeto está em processo de registo de marca e de constituição da empresa.

O segundo projeto é a “Ruralidade Verde”, que se centra nas áreas da Investigação & Desenvolvimento Agrário, consultoria agrária e em particular na área especializada de equinos (consultoria nutricional, maneio, gestão de efetivos, formação, etc.) entre outras atividades ligadas às competências técnico-científicas dos promotores (gestão florestal, gestão agrária, formação, nutrição animal, etc).

A “Ruralidade Verde”, já formalizada e com início de atividade em 2016, é promovida por Luís Lopes, docente do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD e Ana Sofia Santos, Investigadora do CITAB-UTAD, ambos antigos estudantes da UTAD, com formação de Doutoramento na área das Ciências Agrárias.

A UTAD com o reconhecimento e atribuição da marca “Spin-Off UTAD” a estes projetos empresariais, que resultam do conhecimento técnico e cientifico promovido pela instituição, pretende «formalizar e dar o necessário destaque a estas iniciativas empreendedoras», que se enquadrem no regulamento das empresas Spin-off da UTAD, aprovado em Diário da República, em 4 de fevereiro de 2015.

Neste regulamento é evidenciado que, no âmbito da sua política de transferência do conhecimento, a UTAD «incentiva a constituição de empresas que tenham por objetivo a valorização do conhecimento resultantes das suas atividades de investigação científica e tecnológica», através da criação da marca “Spin-off UTAD”.

Os dois projetos empresariais estão instalados na incubadora de empresas UTAD, situada no campus universitário.