FacebookRSS feed

Agrotec

"Uma floresta sob o efeito de cafeína?" Como o café pode ajudar as florestas a crescer mais depressa

Tal como acontece connosco, as florestas também ficam mais agitadas com um pouco de café no seu sistema.

florestas

Uma experiência feita recentemente testou se a polpa do café, um resíduo do processo de cultivo de café, conseguia ajudar a trazer de regresso à vida as florestas tropicais da Costa Rica. Investigadores da Universidade do Havai em Manoa testaram dois lotes para observar como é que os resíduos de café afetariam as terras desflorestadas, cobrindo uma parcela com cerca de 50 centímetros de polpa de café e deixando o outro lote intocado.

Em ambos os locais, a terra tinha sido explorada durante anos, tanto para o cultivo de café como para a criação de gado, e acabou abandonada. Os terrenos tinham sido dominados por gramíneas invasoras, essencialmente uma espécie africana que é usada para alimentar o gado. Estas gramíneas, se não forem devastadas pelo gado durante o pasto, podem atingir os cinco metros de altura, impedindo que as florestas tropicais nativas voltem a crescer.

Passados dois anos, o terreno que recebeu um reforço do café apresentava uma melhoria dramática. Cerca de 80% deste terreno estava coberto por copas de árvores jovens, algumas já com 4,5 metros de altura – incluindo espécies tropicais que podem crescer até aos 18 metros. No lote que não recebeu o tratamento, os valores rondavam os 20%. No lote com a polpa de café, as árvores também eram em média quatro vezes mais altas, as amostras de solo eram mais ricas em nutrientes e as gramíneas invasoras tinham sido eliminadas.

Os resultados foram publicados na revista Ecological Solutions and Evidence.

Este processo, para além de dar aos produtores de café uma forma sustentável para se descartarem dos resíduos, também acelera o regresso das florestas destruídas.

«É uma situação espantosa onde todos saem a ganhar», diz Rebecca Cole, autora do estudo e ecologista na Universidade do Havai em Manoa. «A floresta tropical demora centenas de anos a voltar a crescer. Ter [este tipo de] árvores altas em apenas dois anos é realmente espetacular».

Rebecca reconhece que são necessários mais estudos para compreender os impactos a longo prazo da polpa de café e se este processo pode provocar alguma poluição imprevista.  

«Ainda assim, parecia mesmo uma floresta sob o efeito de cafeína. Eu acredito que é realmente promissor», diz Rebecca.

Artigo completo em natgeo.pt.