FacebookRSS feed

Agrotec

UE destaca polinizadores de 27 a 30 de setembro

De 27 a 30 de setembro decorre a Semana dos Polinizadores da UE, um evento que pretende reconhecer a importância dos polinizadores. O tema deste ano será “Um Novo Acordo para Polinizadores” e o foco será o estado atual e oportunidades futuras para garantir o papel fundamental dos polinizadores.

A Semana do Polinizadores na UE é organizada por membros do Parlamento Europeu sob a presidência de Martin Hojsík e do BeeLife – Coordenadora Europeia de Apicultura, em parceria com a Comissão Europeia, a Presidência Eslovena do Conselho da UE e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

Desde 2012, a Semana Europeia das Abelhas e da Polinização, informalmente denominada “Bee Week”, se realiza no Parlamento Europeu em Bruxelas. Em 2021, o evento passou a denominar-se “Semana dos Polinizadores na UE” pois pretende alcançar um quadro de cooperação mais inclusivo e abrangente, capaz de ser representativo de todos os polinizadores.

A Semana do Polinizador da UE junta todas as partes interessadas consideradas relevantes para estas matérias: autoridades públicas, organizações não governamentais, cientistas, apicultores, agricultores, empresas e cidadãos. Juntos, discutem ideias e trocam propostas, com o objetivo final de promover políticas públicas e ações (por parte das partes interessadas) que contribuam para manter saudáveis as populações de abelhas e de polinizadores silvestres, promovendo os inestimáveis benefícios que proporcionam à sociedade.