FacebookRSS feed

Agrotec

Trigo Mole: potencial genético e adaptação à variação ambiental - bibliografia

Por: Conceição Gomes1, Rita Costa1,2,3, Nuno Pinheiro1,2, José Coutinho1,2,3 Ana Sofia Bagulho1,2, José Moreira1,2,Armindo Costa1, Benvindo Maçãs1,2,3

1 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Polo de Elvas

2 Centro de Investigação em GeoBiociências, Geotecnologias e Geoengenharias (GeoBioTec), Universidade Nova de Lisboa, Campus da Caparica

3 Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), Universidade de Évora

A adaptação do trigo a um determinado ambiente depende da interação entre as características genéticas da variedade e o local onde é cultivado, resultando num conjunto complexo de combinações morfológicas, fisiológicas e funcionais que terão reflexos no rendimento final de grão e na qualidade tecnológica.

BIBLIOGRAFIA

Coco, J.A.C. 2013 - Adaptabilidade e Estabilidade de Produção de Trigo Mole – Interação Genótipo x Ambiente. Instituto Politécnico de Portalegre/Escola Superior Agrária de Elvas.103 p. Dissertação apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Agricultura Sustentável.

Finlay, K.W. e Wilkinson, G.N. - The analysis of adaptation in a plant breeding program. Australian Journal of Agricultural Research. 1963. 14: 742-754.