FacebookRSS feed

Agrotec

Três unidades de produção de cogumelos vão instalar-se em Vila Pouca de Aguiar

Os cogumelos são um sector em expansão em Vila Pouca de Aguiar, que vai acolher três unidades de produção deste fungo e onde, por época, cerca de uma centena de pessoas se dedica à apanha para comercialização.

Duarte Marques, da Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar (Aguiarfloresta), disse hoje à agência Lusa que a área da micologia tem registado um “crescimento muito significativo no último ano” e que as perspectivas são de que continue com o “mesmo dinamismo”.

Só no concelho de Vila Pouca de Aguiar, segundo o responsável, estão em fase de instalação duas unidades de produção de cogumelos, enquanto um terceiro projecto está em fase de aprovação.

Trata-se de projecto de “dimensão significativa” que, nos dois primeiros casos, vão produzir “na ordem das 100 toneladas de substrato para produção de cogumelos de cultivo”.

Estes empreendimentos, desenvolvidos por jovens agricultores, representam um investimento de cerca de 100 mil euros por unidade.

Depois, por época, a apanha de cogumelos no concelho movimenta à volta de três mil pessoas, das quais perto de uma centena são apanhadoras comerciais.

A apanha deste fungo depende das condições climáticas verificadas em cada época, mas o sector pode chegar a render cerca de 40 mil euros.

A Aguiarfloresta, que também tem equipas no terreno a fazer a apanha deste produto, funciona como um centro de recolha de onde se faz a distribuição, quer seja para consumidores finais, restaurantes ou para exportação.

Os cogumelos vão estar em destaque no primeiro Festival Micológico “Aquiarnature” que decorre no sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

“Pretende-se que este evento seja um palco onde os agentes ligados ao sector dos cogumelos possam mostrar os seus produtos, os factores de produção ou as inovações que desenvolveram”, referiu Duarte Marques.

O responsável adiantou que, durante o festival, será ainda divulgada uma nova associação, que está em fase de constituição.

A Profungi – Associação Portuguesa de Produtores e Recoletores de Cogumelos terá um âmbito nacional e visa ajudar a organizar o sector, de forma a criar dimensão e promover as boas práticas de apanha e exploração.

O festival é organizado em conjunto pela AguiarFloresta, empresa municipal VitAguiar e Academia Cultural e Gastronómica da Micologia.

Durante o dia será possível visitar uma feira temática de cogumelos, realizar um trilho guiado para identificação dos cogumelos silvestres de primavera, assistir a uma demonstração de cultivo de cogumelos em casa.

Poderão ainda ser degustados petiscos feitos à base de cogumelos.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)