Tavira acolhe conferência de Jovens Agricultores

O “Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor” da AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal , iniciado em abril de 2016, prossegue agora no sul do país. Tavira é a próxima cidade a acolher o debate sobre as oportunidades e desafios dos jovens agricultores. Assim, o evento terá lugar a 2 de junho de 2016 terá lugar no auditório do Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio.

Após o sucesso da primeira conferência realizada a 21 de abril, em Caminha, que reuniu mais de duas centenas de agricultores, e que contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, «esperamos idêntica adesão na conferência de Tavira, atendendo ao crescente dinamismo que a agricultura vem registando no Algarve, nomeadamente através de investimento realizado por jovens agricultores nas áreas da fruticultura, horticultura e apicultura, entre outras», afirma Firmino Cordeiro, Diretor-geral da AJAP.

Nos últimos anos verificou-se uma importante evolução do investimento no Algarve na área agrícola. De acordo com dados da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, foram apresentadas, até Março deste ano, 715 candidaturas ao PDR2020, no valor de 143 milhões de euros, cerca de metade das quais submetidas por jovens agricultores.
«O município de Tavira considera relevante o facto de a AJAP trazer a reflexão de jovens agricultores ao concelho, uma vez que isso traduz a vontade de atrair e dar visibilidade às iniciativas existentes para os jovens agricultores e às potencialidades da atividade agrícola como geradora de riqueza e postos de trabalho, num setor quase abandonado durante muitos anos e que agora manifesta uma atratividade crescente para o investimento», afirma Jorge Botelho, presidente do município de Tavira.

O autarca sublinha os recentes investimentos realizados no concelho em culturas como a vinha, as fruteiras e os frutos vermelhos e o aumento do número de jovens agricultores na região, «que estão a dar uma nova dinâmica ao setor e que consideramos de toda a importância e merecedora de apoio público».
Os oradores convidados para o painel “Ser Jovem Agricultor - Desafios e Oportunidades” são Miguel Freitas, conhecido especialista em assuntos agrícolas europeus, Luís Mira, professor do Instituto Superior de Agronomia, César Machado da Direção de Marketing Estratégico do Crédito Agrícola, e dois jovens agricultores da região: Rosa Dias, da Quinta da Fornalha, e Luís Sabbo, da empresa Luís Sabbo Frutas do Algarve.

O anfitrião do evento, João Barrote, Presidente do Crédito Agrícola do Sotavento Algarvio, afirma que «é com a maior expectativa que aguardamos o melhor acolhimento desta conferencia junto da nossa carteira de clientes e, de um modo muito particular, junto dos jovens agricultores e empresários que tem como referencia o Crédito Agrícola».
A CCAM do Sotavento Algarvio, com sede em Tavira e balcões em todas as freguesias da região, dispõe de um gabinete técnico- agronómico que presta apoio aos agricultores. Em 2015 atendeu benificiários do IFAP em 228 processos, registou 670 processos de ajudas ao rendimento, interveio em 591 processos de parcelário e em 432 SNIRA.
O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro, da Magos Irrigation Systems e da Hubel Verde.