Silvicultura Próxima da Natureza: a nova obra da Quântica editora

A Quântica Editora, através da chancela Agrobook, apresenta o livro “Silvicultura Próxima da Natureza – Conciliar Economia e Ecologia para uma Silvicultura Mulifuncional, Rentável e Sustentável”, da autoria de João Paulo Fidalgo Carvalho.

obra

Esta obra está disponível no site oficial de vendas, bem como nos principais pontos de venda de livros, como a rede Fnac e a Wook.

“A Silvicultura Próxima da Natureza” favorece a conciliação da economia com a ecologia, contribuindo para uma floresta sustentável, multifuncional, integrada e rentável.

Permite melhorar a rentabilidade económica, com criação de valor e melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada, ao mesmo tempo que promove e integra um conjunto de serviços do ecossistema, como sejam o sequestro e armazenamento de carbono, a conservação da biodiversidade, a conservação do solo e da água e a preservação da paisagem.

Faz uso de técnicas silvícolas que actuam em conformidade com os processos naturais, na regeneração e condução do povoamento, promovendo uma abordagem holística, considerando o ecossistema florestal como um todo, favorecendo a sua integridade, funcionamento e capacidade de adaptação. Promove uma silvicultura com vista a uma melhoria do valor total do povoamento e um rendimento económico sustentável, procurando assegurar as condições naturais.

Possibilita interessantes contributos para a sustentabilidade nas suas diferentes vertentes. Com benefícios para o proprietário florestal, a sociedade e o meio ambiente em geral.

A Silvicultura Próxima da Natureza é aplicada em muitos países da Europa e tem um grande interesse pela sua aproximação aos processos naturais e aos seus benefícios económicos, ecológicos e sociais.

Sobre o autor

João Paulo Fidalgo Carvalho é professor de Silvicultura e de Dendrologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, tem trabalhado em diversos programas e ações na especialidade relacionados com sementes e plantas, seleção de espécies, arborização, condução e exploração dos povoamentos florestais. Membro do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB).

Realizou o doutoramento na área da Silvicultura e um pós-doutoramento na mesma área nos E.U.A. (USDA Forest Service, Southern Research Sta􀆟on e North Carolina State University, Fulbright). Tem trabalhado acerca da Silvicultura Próxima da Natureza em diversos países da Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal, República Checa, Roménia, Suíça) e nos E.U.A., depois do seu primeiro contacto com a mesma na Alemanha (Munique, 1996).

É ainda membro delegado da Associação Europeia de Silvicultura Próxima da Natureza (ProSilva Europa).

Sobre a chancela

A chancela Agrobook agrega a oferta de conteúdos nos domínios das ciências agrárias, indústria agroalimentar, bem-estar animal e desenvolvimento rural.

Agricultura biológica, agricultura tropical, agroflorestal e silvicultura, agroindústria, viticultura e enologia, fertirrigação, hortofruticultura, rega hidráulica e hidrologia, mecanização agrícola, veterinária e zootecnia e agricultura de lazer são apenas alguns dos subtemas disponíveis.

Contactos:

Quântica Editora - Praça da Corujeira, 38 – 4300-144 Porto

220104872 / 911909114 / geral@quanticaeditora.pt