FacebookRSS feed

Agrotec

Roadshow da AJAP divulga nova plataforma de qualificação no Norte, Centro e Alentejo

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) arranca nesta segunda-feira, 20 de março, com um roadshow de divulgação da plataforma Laboratório Vivo da Agricultura 4.0. A primeira paragem foi em Ponte de Lima, no Largo de Camões, num evento de apresentação oficial que contou com a presença do presidente do Município de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, do diretor geral da AJAP, Firmino Cordeiro, e de Luís Brandão Coelho, Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte.

Amanhã, 21 de março, o autocarro do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai estacionar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a partir das 10 horas. Os alunos vão poder assistir a uma apresentação sobre este projeto e ouvir empreendedores do setor agrícola e do mundo rural, com partilha de casos práticos de inovação nos territórios Rurais.

O autocarro do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 desloca-se, depois, a Braga, onde estará na AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorre entre os dias 30 de março e 2 de abril, no Altice Forum Braga. O destino seguinte será Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 4 de abril.

Entre 27 de abril e 1 de maio, o roadshow irá marcar presença na 39ª edição da Ovibeja.

Desenvolvido pela AJAP, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 promove a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER), através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.

Este é um projeto SIAC Qualificação e conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Arrancou em 2021 com um diagnóstico estratégico às necessidades de capacitação e qualificação, com foco nos JA e JER. Além da plataforma online, está a ser desenvolvida uma versão móvel para acesso rápido e intuitivo à informação disponibilizada.

AGENDA 20 DE MARÇO

Local: Largo de Camões, Ponte de Lima

15h00 – Sessão de Abertura

Vasco Ferraz | Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
Firmino Cordeiro | Diretor Geral da AJAP
Luís Brandão Coelho | Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte

15h30m – Apresentação do Projeto Laboratório Vivo da Agricultura 4.0
Tiago Mota | Gabinete de Estudos da AJAP

16h15 – Casos Práticos de Inovação nos Territórios Rurais
Tiago Sá | CEO e Co-Fundador da Wisecrop
Pedro Santos | Diretor da Agrodrone

AGENDA 21 DE MARÇO

Local: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

10h – Sessão de abertura

Isabel Valín | Diretora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

Firmino Cordeiro | Diretor Geral da AJAP

10h30 – Apresentação do Projeto Laboratório Vivo da Agricultura 4.0

Tiago Mota | Gabinete de Estudos da AJAP

11h15 – Casos Práticos de Inovação nos Territórios Rurais

Pedro Santos | Diretor da Agrodrone

Sandra Pires | Diretora Técnica da Hidrosoph