FacebookRSS feed

Agrotec

Reino Unido: Programa de vacinação a aves domésticas reduziu casos de salmonela

Os programas de vacinação de aves domésticas para combater as infecções por Salmonela resultaram numa redução drástica no número de casos desde finais de 1990, segundo uma investigadora da Universidade de Liverpool, no Reino Unido.

Entre 1981 e 1991, o número de infecção por Salmonela aumentou cerca de 170 por cento naquele país, uma subida impulsionada sobretudo por uma epidemia, que alcançou o seu ponto máximo em 1993. Esta incidência levou à introdução de uma séria de medidas de controlo, incluindo restrições de movimento dos animais, abate e desinfecção, assim como um programa voluntário e de vacinação dirigido pela indústria, que teve início nas reprodutoras em 1994, avançando para as galinhas poedeiras em 1998.

Actualmente, a vacinação massiva continua a ser obrigatória no caso das aves e ovos que foi acolhido pelo selo inglês de qualidade. Cerca de 85 por cento dos ovos consumidos no mercado britânico são controlados através deste programa.

Nos últimos anos, os casos de salmonela na população britânica reduziu significativamente. Em dois estudos realizados com 10 anos de diferença mostram esta descida, sendo que registou-se uma diminuição de 1,6 casos por mil pessoas anualmente, numa pesquisa realizada entre 1993 e 1996, para 0,2 por cada mil indivíduos por ano noutro estudo efectuado entre 2008 e 2009. Para além disso, a incidência de confirmação da doença, por laboratório, também desceu de 18 mil, em 1993, para apenas 459, em 2010.

A investigadora responsável, Sara O’Brien, professora do Instituto de Infecção e Saúde Global d a Universidade de Liverpool atribui esta importante redução no número de casos nos seres humanos a este programa de vacinação a aves domésticas.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)