FacebookRSS feed

Agrotec

Promoção de produtos agrícolas recebem 36 ME de apoios comunitários

A Comissão Europeia aprovou 22 programas de promoção de produtos agrícolas na União Europeia e em países terceiros, a grande maioria dos quais a executar em três anos.

Com um orçamento total de 71,94 milhões de euros, a União Europeia (UE) contribuirá com 35,97 milhões de euros. Os programas seleccionados incluem produtos como azeite, leite e outros lacticínios, carne, azeite, frutas e hortícolas frescos e transformados, produtos biológicos, ovos, vinhos e bebidas espirituosas, bem como produtos de qualidade protegidos como DOP (Denominação de Origem Protegida), IGP (indicações geográficas protegidas) e ETG (Especialidade Tradicional Garantida).

Das 22 propostas de programas aceites com cofinanciamento, 16 têm como alvo o mercado interno e seis visam países terceiros, nomeadamente, a Rússia, China, América do Norte, Sudeste da Ásia, Noruega, Suíça, Ucrânia, Índia e Coreia do Sul.

Dois dos programas seleccionados foram propostos por mais de um Estado-membro.

Desde 2000, altura em que o Conselho decidiu que a UE poderia financiar medidas que promovam os produtos agrícolas no mercado único comunitário e em países terceiros, cerca de 55 milhões de euros estão disponível para estes programas de promoção.

As medidas financiadas podem consistir em eventos de relações públicas, campanhas de promoção e publicidade que destaquem elementos como qualidade, segurança alimentar e higiene, nutrição, rotulagem, bem-estar animal ou métodos de produção amigos do ambiente.

Também a participação em eventos e feiras, campanhas de informação sobre DOP, IGP,

ETG, agricultura biológica ou campanhas de informação sobre o sistema de vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas (VQPRD) da UE podem ser financiadas.

A UE financia até 50 por cento do custo destas medidas de promoção no mercado interno e nos países terceiros, devendo as organizações profissionais interessadas apresentar as suas propostas aos Estados-membros duas vezes por ano.

Fonte: CONFAGRI