FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto da Escola Superior Agrária de Coimbra vence 9.º concurso universitário da CAP

O projeto “Casca Rija”, desenvolvido por uma equipa de estudantes e docentes da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), é o grande vencedor da 9ª edição do Concurso Universitário & Politécnico “CAP – Cultiva o teu Futuro”, dedicada à “Inovação nos Frutos Secos e Secados”.

ESAC CAP

O concurso universitário & politécnico “CAP – Cultiva O Teu Futuro” é uma iniciativa promovida pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação dos estudantes do ensino superior sobre temas específicos do setor agrícola, tendo os vencedores sido conhecidos ontem, numa cerimónia que teve lugar no auditório principal do CNEMA, em Santarém.

O projeto vencedor, da autoria dos estudantes da ESAC, Lara Campos, Pedro Soares e Tânia Silva, a frequentar o Mestrado em Biotecnologia, Agricultura Biológica e Engenharia Alimentar, respetivamente, que contou ainda com a orientação dos docentes Ivo Rodrigues e Marta Henriques, consiste na valorização das cascas e películas dos frutos secos (noz, castanha, amêndoa e avelã) geradas nos processos de descasque e a ideia é que estes sejam produzidos e comercializados como alternativa ao processo de envelhecimento de aguardente.

Com a solução apresentada, e uma vez que as cascas dos frutos secos são matérias-primas ricas em compostos bioativos de elevado valor acrescentado, como é o caso dos antioxidantes, corantes naturais e compostos aromáticos, passíveis de extração alcoólica, a equipa pretende acrescentar valor a estes subprodutos, dando-lhes uma utilização mais nobre.

Foram identificadas como vantagens dos produtos desenvolvidos no contexto do projeto o facto de permitirem produzir aguardentes envelhecidas personalizadas com diferentes tons, sabores e aromas únicos, consoante o blend utilizado, grau de queima das cascas e tempo de extração; a aceleração do processo de envelhecimento, possibilitando que a aguardente chegue ao mercado de forma mais rápida e a custo reduzido, e; a promoção da economia circular do setor de frutos secos, contribuindo para a conservação de espécies que integram a designação de zonas especiais (carvalho e castanheiro), bem como para acrescentar valor a um resíduo.

Ao ter ficado classificada em 1.º lugar, a equipa da ESAC ganhou um prémio monetário de 5 000 euros. Refira-se que o 9.º Concurso Universitário & Politécnico – Cultiva o teu Futuro contou com 372 candidatos, 107 inscrições e com a participação de 39 docentes representantes de 36 Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal. No total, foram submetidos 69 projetos a concurso.