FacebookRSS feed

Agrotec

Programa de incentivo financia painéis solares em explorações agrícolas

Apoio garante financiamento de 40% a fundo perdido em sistemas de microgeração

A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO), lançou um programa de incentivo à diversificação de atividades na exploração agrícola para agricultores de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Vagos.

A produção de energia através de painéis solares fotovoltaicos, sistemas de micro ou minigeração, é um dos investimentos elegíveis ao abrigo deste programa que financia em pelo menos 40% a fundo perdido o investimento total a realizar.

Raúl Santos, especialista em energias renováveis da SunEnergy, explica que “Esta é uma oportunidade única que os agricultores cuja exploração se encontre num dos Concelhos abrangidos pelo programa não devem desperdiçar”. O profissional acredita que esta solução representa “um investimento de baixo risco e de elevada rentabilidade para os agricultores”, na medida em que lhes permite uma rentabilidade anual do investimento a rondar os 25%.

O programa da AD ELO tem como objectivos estimular o desenvolvimento de atividades não agrícolas complementares, criando novas fontes de rendimento e de emprego, e contribuir para a melhoria do rendimento do agregado familiar, assim como para a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural.

A Sunenergy é uma entidade credenciada que disponibiliza aos agricultores interessados em participar no programa o serviço de elaboração e submissão da candidatura à AD ELO e posterior instalação da solução de micro ou minigeração. A data limite para submissão de candidaturas é o dia 28 de Fevereiro de 2013.

Sobre a SunEnergy:
A SunEnergy é uma empresa especializada em soluções de energias renováveis com vários anos de experiência.
A SunEnergy é composta por um conjunto alargado de delegações espalhadas pelo país e suportadas por uma rede de profissionais especializados. Através da implementação de sistemas energéticos limpos e eficientes para climatização, produção de água quente e geração de electricidade, contribui para um desenvolvimento sustentável, optimizando o consumo de recursos energéticos e melhorando o bem-estar das pessoas.
Em 2011, a SunEnergy registou um volume de negócios de 2 M€.