FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de batata para indústria na UE inferior à campanha anterior

A produção de batatas para a indústria na União Europeia (UE) na campanha 2016/2017 vai ser ligeiramente inferior à passada. As importações comunitárias asseguram a plena utilização da capacidade de transformação na Bélgica e nos Países Baixos.

As exportações de produtos de batata prevê-se que sejam semelhantes às do ano passado, apesar da ligeira subida do preço. O futuro da indústria europeia de produtos de batata congelada parece brilhante devido à crescente procura destes produtos no Médio Oriente, Rússia, América Latina e Sudeste Asiático.

Estas são as principais conclusões de uma informação realizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), num estudo que incluiu cinco países da UE, nomeadamente, a Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Polónia, os quais representam 99% das exportações de produtos de batata congelados.

Apesar do crescimento da superfície cultivada de 5%, a produção reduziu 3% em comparação com o ano passado, devido aos menores rendimentos.

Para a produção deste ano estima-se um total de 24,2 milhões de toneladas, um valor semelhante à produção média dos últimos cinco anos. Apenas na Polónia, a produção de batata aumentou significativamente, enquanto desceu na Bélgica, Países Baixos e, mas menor escala, em França.

A Polónia e a Alemanha vão compensar a menor produção na Bélgica e Holanda. Por esta razão, espera-se que a produção de batata congelada seja semelhante à da campanha anterior, com preços ligeiramente superiores.

O comércio de batata congelada está dominado pelas vendas entre os países da UE, apesar do crescimento das exportações na última década para países terceiros, com um crescimento de quase um terço do total, de 1,3 milhões de toneladas em 2015/2016.

Fonte: Agrodigital