FacebookRSS feed

Agrotec

PROBLAD, novo biofungicida 100% português derivado do tremoço obtém autorização em culturas-chave

É oficial, o PROBLAD, biofungicida desenvolvido por investigadores portugueses a partir do tremoço, está autorizado em Portugal para ajudar a prevenir as principais doenças fúngicas que afetam a videira (podridão-cinzenta-dos cachos e oídio), os pomares de frutos de caroço (moniliose), os arrozais (piriculariose), o tomateiro, a beringela e o morangueiro (podridão-cinzenta e oídio).

PROBLAD é um novo conceito de fungicida natural à base de uma proteína obtida do extrato aquoso de sementes germinadas de tremoço doce (Lupinus albus), desenvolvido e patenteado pela CEV, SA e comercializado em Portugal pela Lusosem, ambas PMEs portuguesas.

Esta nova solução natural e 100% portuguesa é totalmente segura para os aplicadores e para o meio ambiente e não deixa resíduos nos produtos agrícolas. Tem um intervalo de segurança de zero dias e um intervalo de reentrada em campo de zero horas. Os agricultores podem aplicar o PROBLAD até à fase final do ciclo das culturas, sem risco de contaminação dos alimentos. O produto está autorizado em Agricultura Biológica.

O que torna este biofungicida único é o facto de conter uma proteína como substância ativa, o que lhe confere eficácia estável, não condicionada pelas condições climáticas em campo, e rápida biodegradação no solo.

O novo biofungicida tem um novo modo de ação multi-sítio, atuando ao nível da parede e membrana celular dos fungos e no interior da célula bloqueia o metabolismo através da inativação de múltiplas enzimas. É um produto de contacto, mas também apresenta atividade translaminar, penetrando no interior dos tecidos vegetais. Integrado num programa de proteção de culturas, em alternância com outros modos de ação, diminui fortemente a probabilidade de desenvolvimento de resistências por parte dos fungos.

“É com enorme entusiamo que integramos o PROBLAD na nossa gama de soluções para proteção das culturas, convictos de que ajudará os agricultores a responder às exigências de qualidade e de segurança alimentar. A nossa paixão e dedicação ao tremoço é conhecida, bem como o nosso compromisso com a inovação, visando criar valor no mercado agrícola nacional”, afirma Filipa Setas, responsável de Desenvolvimento e Marketing da Lusosem.

“Estamos muito otimistas com o lançamento do PROBLAD em Portugal, porque o nosso produto tem uma eficácia semelhante aos dos fungicidas químicos de síntese e, sendo um produto biológico, com excelente perfil de segurança para os utilizadores e o meio ambiente, pode ser integrado num programa de proteção de culturas, substituindo 2 ou 3 aplicações de fungicidas convencionais, ajudando a reduzir o nível de resíduos nos alimentos e a probabilidade de desenvolvimento de resistência por parte dos fungos”, afirma Hugo Batista, CEO da CEV, SA.

Depois deste longo processo, normal no setor, de aprovação do produto, uma das ambições da CEV, SA é fabricar o biofungicida a partir de tremoço doce (Lupinus albus) produzido em Portugal e, para tal, tem em curso um projeto-piloto de 200 hectares, para testar a viabilidade agronómica e a produtividade do Lupinus albus em território nacional, diminuindo ainda mais a sua pegada ecológica por evitar as importações do mesmo.

A investigação do PROBLAD iniciou-se nos laboratórios do Instituto Superior de Agronomia, há mais de duas décadas, e o produto é agora fabricado na unidade industrial da CEV, S.A., em Cantanhede, e daí exportado para diversos países, entre os quais EUA, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, China, Ruanda, Maurícias, Uganda, Zâmbia e Zimbabué. Nos próximos cinco anos, o produto poderá estar à venda em mais de 30 países, 18 dos quais na Europa.