FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal Fresh: "O setor das plantas e flores enfrenta já enormes dificuldades no escoamento da sua produção"

Portugal Fresh defende eliminação da TSU durante seis meses para minorar as dificuldades imediatas das empresas e vias rápidas para o transporte de mercadoria. 

Floricultura

Em comunicado, a Portugal Fresh assegura que as empresas produtoras de frutas, legumes e flores associadas estão a adotar todas as medidas necessárias para assegurar o abastecimento de produtos frescos aos portugueses, garantindo que, num período de recolhimento domiciliário, todos tenham acesso a produtos essenciais ao seu bem-estar.

"Mais do que nunca é importante reforçar o consumo de legumes e fruta e manter uma dieta saudável e equilibrada", realçam. "É essa a prioridade das empresas do setor que, em conjunto com todos os atores da cadeia de produção alimentar, trabalham diariamente para assegurar o abastecimento de bens, no contexto da pandemia da Covid-19".

A Portugal Fresh deixa um reconhecimento público a todos os produtores que, "num contexto difícil", se empenham em servir diariamente a população. A Associação apela ainda ao "consumo responsável, para que o acesso seja igualitário e tranquilo". 

Num momento em que é fundamental assegurar o normal escoamento da produção, a Portugal Fresh deixa de "enfatizar o trabalho de parceria e a estreita colaboração entre todos os atores da cadeia de abastecimento agroalimentar. Os produtores têm em vigor planos de contingência, seguindo escrupulosamente as normas da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde com o objetivo de garantir a saúde dos seus trabalhadores e a segurança alimentar dos consumidores".

Necessárias medidas adicionais

Segundo a Portugal Fresh, algo fundamental passa por "assegurar vias rápidas para o transporte de mercadorias, garantindo que os produtos chegam ao destino".

"O setor das plantas e flores enfrenta já enormes dificuldades no escoamento da sua produção nos mercados interno e externo, naquele que é o período do ano mais importante para as vendas". informam. As medidas até agora anunciadas contribuem para um apoio direto à tesouraria das empresas, o que é "muito positivo nesta fase", mas "não resolvem os enormes prejuízos que se começam a registar". A Portugal Fresh já fez chegar estas preocupações ao Ministério da Agricultura.

Como medidas adicionais, a entidade defende a eliminação da TSU durante seis meses, o cancelamento do pagamento especial por conta e o apoio excecional à retirada de mercado de plantas e flores. "O setor das frutas legumes e flores muito tem contribuído para a economia nacional e para o crescimento das exportações. Em 2019, ultrapassou os três mil milhões de euros de volume de negócios e exportou 1.605 milhões de euros", destacam. 

Como conclusão, a Portugal Fresh reforça que "num momento difícil e inédito para todos, os produtores de frutas, legumes e flores estão ao lado dos portugueses a trabalhar com todo o empenho".