FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

A iniciativa celebra e apresenta as realizações dos mais de 3400 projetos dos grupo operacionais da PEI-AGRI (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas) que têm contribuído, ao longo tempo, para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura e da floresta na União Europeia. A iniciativa servirá também de suporte à preparação e execução da futura geração de grupos operacionais.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 8 de fevereiroaqui. Consulte os critérios de seleção dos participantes neste link.

Os principais públicos-alvo do evento são:

  • Parceiros em Grupos Operacionais (em curso e concluídos);
  • Autoridades de gestão, redes nacionais, organismos de coordenação do AKIS, agências de pagamento;
  • Outros agentes de inovação, como organizações de agricultores, investigadores, consultores, prestadores de serviços de apoio à inovação, redes temáticas e de aconselhamento do programa Horizonte, Pontos de Contacto Nacionais do programa Horizonte e organizações que possam apoiar a utilização futura dos resultados dos GO.

O programa provisório do evento está disponível aqui.

Entrega dos Prémios de Inovação da PEI-AGRI

A conferência inclui, a 7 de maio, a entrega dos Prémios de Inovação da PEI-AGRI. A data limite para submissão de candidaturas é 8 de fevereiro e o anúncio dos nomeados está agendado para 8 de março de 2024.

O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores. Há seis categorias de prémios:

  • Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas
  • Modelos de negócio nas cadeias de abastecimento alimentar
  • Bem-estar e criação de animais
  • Atenuação e adaptação às alterações climáticas
  • Gestão sustentável das florestas
  • Digitalização

Para além do vencedor por categoria, o público poderá votar no seu GO preferido entre os 30 nomeados.

As inscrições para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI estão disponíveis aqui.

Para mais informação, aceda a este link.

Fonte: Rede Rural Nacional