FacebookRSS feed

Agrotec

Plantação de framboesas é a primeira a utilizar bolsa de terras em Ponte de Lima

Uma plantação de framboesas com 1,5 hectares será a primeira a utilizar a bolsa de terrenos agrícolas disponíveis para arrendamento ou venda em Ponte de Lima e que são divulgados pela autarquia na Internet.

framboesaEste projecto agrícola prevê a ocupação de um terreno de quatro hectares, na freguesia de Sandiães, cuja primeira fase representará 1,5 hectares para produção de framboesas em estufas, que terá «como principal escoamento a exportação».

Segundo explicou à agência Lusa Angélica Caçador, a agricultora de 39 anos responsável pelo projecto, em 2013 arranca a instalação das estufas no terreno e no Verão de 2014 será feita a primeira colheita.

A futura produção de framboesas, em época de colheitas, vai empregar cerca de 30 pessoas, sendo este um projecto avaliado em 300 mil euros e a concretizar com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).

«Com esta bolsa de terrenos foi mais fácil procurar e encontrar o que precisávamos, em vez de andar a procurar de freguesia em freguesia até encontrar o que precisava», explicou ainda a agricultora, de Ponte de Lima, e que agora vai passar a pagar uma renda aos proprietários dos terrenos.

O projecto Bolsa de Terras Agroflorestais foi aprovado no final de 2012 pela autarquia de Ponte de Lima, tendo como objectivo «promover o desenvolvimento local e rural, fomentar a agricultura, propiciar as práticas agrícolas e a preservação da floresta», explicou fonte do executivo municipal, liderado por Victor Mendes (CDS-PP).

A plataforma digital entretanto criada possibilita o anúncio de terrenos agrícolas ou florestais disponíveis para arrendamento ou venda no concelho, sendo uma base de dados que «reúne e divulga um conjunto de informações sobre prédios rústicos». «Cujos proprietários colocam-nas à disposição de todos aqueles que procuram terrenos para o desenvolvimento e/ou expansão de actividades do sector primário», explicou a mesma fonte.

Esta implementação “online” permite «uma maior produtividade do território», promovendo o «uso de terras abandonadas e/ou o incremento da especialização das actividades agropecuárias».

framboesaAlém disso «salvaguarda as paisagens rurais» e contribuiu «para a valorização económica da propriedade e para a dinamização das economias locais». A Bolsa de Terras Agroflorestais de Ponte de Lima é disponibilizada gratuitamente a todos os proprietários que pretendam arrendar ou vender prédios rústicos com aptidão agrícola ou florestal, localizados no concelho.

«Os pedidos que reúnam as condições de admissão serão colocados na plataforma “online”, no sentido de agilizar o acesso para consulta dos potenciais interessados», garantiu a fonte. O acesso a este portal pode ser feito através do sítio da Câmara Municipal de Ponte de Lima na Internet.

Fonte: Lusa (via Confagri)