PINUS TV dá a conhecer o Melhoramento Genético do pinheiro-bravo
O Centro PINUS divulga o trabalho do associado INIAV no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo, uma história com capítulos muito importantes na Mata Nacional do Escaroupim.
O PINUS TV visitou a Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, onde se preserva desde os anos 70 o património genético dos melhores exemplares de pinheiro-bravo, outrora existentes no Pinhal de Leiria.
Desde então e até à atualidade, este é um local de experimentação e de investigação científica coordenado pelo INIAV e gerido pelo ICNF, com a colaboração do Centro PINUS na sua divulgação.
A Mata Nacional do Escaroupim inclui um Pomar Clonal onde estão reproduzidas as cópias vegetativas das árvores selecionadas, durantes vários anos pelos cientistas, e que produz, em média, entre 12 a 15 quilos de semente por hectare/ano, o que permite arborizar cerca de 2 500 hectares por ano com pinheiro-bravo com um ganho genético de 21% em volume.
Esta semente é colhida, processada e comercializada pelo Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF) com a categoria “qualificada”.
Assista à vídeo-reportagem que dá a conhecer a história do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo desenvolvido na Mata Nacional do Escaroupim, com depoimentos de Isabel Carrasquinho (INIAV) e de Andreia Gonçalves (ICNF):
O Centro PINUS é um dos parceiros do projeto “Conservação e Melhoramento de Recursos Genéticos Florestais”, financiado pelo PDR2020, juntamente com o INIAV, o ICNF, o ISA e a FCiências.ID
Pomar do Centro PINUS reforça disponibilidade de planta com melhoramento genético
Também no Pomar gerido pelo Centro PINUS em Chamosinhos (Valença) encontram-se algumas das melhores árvores da Mata Nacional de Leiria e que foram seleccionadas na Mata Nacional do Escaroupim, mas também pinheiros-bravos selecionados em outras proveniências como a Serra da Malcata, Monção ou Manteigas.
Em janeiro deste ano, teve início a primeira colheita de semente produzida no Pomar de Chamosinhos que terá a categoria legal de “qualificada”. Durante três semanas, os escaladores do CENASEF colheram 3,5 toneladas de pinha.
Esta semente junta-se agora à semente produzida no Pomar já existente na Mata Nacional do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, e que era, até ao momento, a única semente com essa categoria legal.